PETROBRÁS DEVE IR AO MERCADO PARA CONTRATAR MAIS BARCOS DE APOIO, SEM A IMPOSIÇÃO DE CONTEÚDO LOCAL MÍNIMO

Captura de tela 2024-04-18 171946A Petrobrás deve lançar, ainda neste ano, novas concorrências para contratação de barcos de apoio. Segundo o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da companhia, Carlos Travassos (foto), a ideia é contratar 38 embarcações até 2025, incluindo os 12 navios do tipo PSV (Barco de Apoio e Suprimento à Plataforma) que constam na licitação lançada pela companhia no final de março. O investimento previsto com esse movimento deve chegar a US$ 2,5 bilhões. A informação foi revelada hoje (18) durante o lançamento do “Mapa de Estaleiros”, na sede do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), no Rio de Janeiro. Além dos PSVs, os novos editais incluem ainda 10 OSRVs (Barcos de Combate a Derramamento de Óleo) e 16 RSVs (Barcos de suporte a veículos operados remotamente).

O presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, que também participou do evento, disse que os editais não devem ter metas obrigatórias de conteúdo local mínimo, mas garantiu que as concorrências trarão condições que serão favoráveis à contratação da indústria naval nacional. “Essas formas de contratar são indutivas ao conteúdo local e não necessariamente compulsórias”, declarou. Segundo a Petrobrás, existe a expectativa de que sejam alcançados índices entre 40% a 70% de conteúdo local. “O edital, naturalmente, vai compondo condições para facilitar a vida dos fornecedores”, completou o presidente da estatal. A conclusão das obras dos editais lançados neste ano está prevista para 2028. Já as concorrências que irão ao mercado em 2025 terão prazo para início de operação dos navios para 2030.

Já o diretor Carlos Travassos afirmou que os prazos para as entregas serão ajustados de acordo com a capacidade da indústria. Além disso, ele ressaltou que a duração dos contratos será suficiente para garantir a atratividade no mercado. “Através da lei da circularização, da capacidade, do prazo que está sendo colocado, que são compatíveis com a necessidade da Petrobrás, existe a tendência de que esses barcos sejam fabricados no Brasil, através da vocação e da disponibilidade da indústria brasileira”, detalhou o diretor.

A Petrobrás realizará um evento de relacionamento com representantes da indústria naval, dentro da Offshore Technology Conference (OTC) que ocorrerá em Houston, entre 6 e 9 de maio deste ano. O encontro acontece no dia 7 e deve reunir parceiros, fornecedores e integrantes de órgãos representativos da indústria naval.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of