Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

PETROBRÁS DIZ QUE ABASTECIMENTO DE DIESEL “REQUER ATENÇÃO ESPECIAL” NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO

dieselA Petrobrás publicou no início da noite de hoje (8) um comunicado alertando que o abastecimento de diesel no Brasil requer “uma atenção especial”, por conta da possível escassez do produto ao longo dos próximos meses. Entre os motivos para o alerta, estão o maior aumento sazonal da demanda no segundo semestre e indisponibilidades de importações das refinarias nos Estados Unidos e Caribe, por conta da temporada de furacões.

Com a aceleração da recuperação econômica mundial a partir do segundo semestre de 2021 e, notadamente, com o início do conflito no Leste Europeu em fevereiro de 2022, tem-se observado aumento dos preços e maior volatilidade nas cotações internacionais de commodities energéticas, em especial, do óleo diesel”, disse a Petrobrás no comunicado. A empresa alega que essa conjuntura reflete, principalmente, a menor oferta global de diesel frente à demanda presente, assim como as incertezas relacionadas ao futuro balanço desse mercado.

Além da maior demanda sazonal e de eventuais indisponibilidades de refinarias dos EUA e Caribe, outro motivo de alerta é a menor disponibilidade de exportações russas pelo prolongamento e agravamento de sanções econômicas ao país. “Em um cenário de escassez global, o abastecimento nacional requer uma atenção especial. Como o país é estruturalmente deficitário em óleo diesel, tendo importado quase 30% da demanda total em 2021, poderá haver maior impacto nos preços e no suprimento”, disse a companhia.

“Esse quadro se acentua dado que o consumo nacional de diesel é historicamente mais alto no segundo semestre devido às sazonalidades das atividades agrícola e industrial. Ressalta-se, também, que o mercado interno registrou recorde de consumo de óleo diesel no ano passado e essa marca deverá ser superada em 2022”, acrescentou a Petrobrás.

Por fim, a petroleira voltou a defender que é fundamental que a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado global seja referência para o mercado brasileiro de combustíveis, visando à segurança energética nacional.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários