PETROBRÁS, FIRJAN E GOVERNO DO RIO ASSINAM ACORDO PARA DESENVOLVER POLO INDUSTRIAL NO ENTORNO DO GASLUB

51443991585_eefb01be8a_cO polo Gaslub (antigo Comperj) voltou a ganhar holofotes nesta sexta-feira (10). A Petrobrás, o governo do estado do Rio de Janeiro e a Firjan assinaram protocolos de intenções hoje, em cerimônia no Palácio Guanabara, visando a realização de ações e estudos para a implantação de um complexo industrial no entorno do empreendimento. Os acordos também objetivam criar condições para atrair empresas que possam utilizar a infraestrutura e os insumos disponíveis no complexo, localizado em Itaboraí (RJ). Assim, grandes indústrias poderão eventualmente utilizar o gás natural proveniente do pré-sal, seja como matéria-prima ou como fonte de geração de energia e calor.

O presidente da Petrobrás, Joaquim Silva e Luna, participou da cerimônia e disse que os protocolos de intenções com o governo do estado do Rio de Janeiro, com o município de Itaboraí e com a Firjan serão o primeiro passo de uma longa caminhada para a criação do complexo industrial do Polo Gaslub. “Almejamos criar condições para ampliar, juntamente de Firjan, a instalação de empresas na área de influência da área do Pólo Gás Lub. Acreditamos que a Petrobrás e essas empresas contribuirão para o crescimento e a geração de emprego e renda para o leste fluminense e para o estado do Rio de Janeiro”, afirmou.

51442269562_2e52be92d6_cO ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, também presente no evento de assinatura dos acordos, junto com os deputados Christino Aureo, Paulo Ganine, e o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli. Como antecipamos em agosto, a Petrobrás prevê iniciar a operação da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Polo GasLub ainda no primeiro semestre de 2022. A planta terá capacidade de processar até 21 milhões de m³ por dia. A UPGN do Polo Gaslub será alimentada pelo gasoduto Rota 3, que escoará a produção dos campos do pré-sal.

O vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, afirmou durante a cerimônia no Palácio Guanabara que a entidade está desenvolvendo um mapeamento de demanda de gás natural do Rio de Janeiro, passando por todas as regiões do estado, para identificar todo o potencial industrial de consumo do energético.

51443991530_8ca20b7856_cFoi entendendo o potencial do mercado de gás natural e seus benefícios para o estado do Rio, que a Firjan elegeu o ano de 2021 como o ano da demanda de gás. E, não há como falar de GasLub sem falar da estruturação de um novo mercado de gás aberto, dinâmico e competitivo. E esse novo mercado passa pelo fortalecimento da indústria”, disse Caetano.

O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, prometeu agilidade no andamento dos projetos necessários para viabilizar o complexo industrial em Itaboraí, como o lançamento de licitações de construções de estradas e infraestruturas necessárias para o empreendimento. “Nós no Rio de Janeiro não temos mais tempo a perder com promessas e sonhos. Chegou a hora de tirar isso do papel”, afirmou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of