PETROBRÁS INAUGURA DUTO DE GLP EM SÃO PAULO E FLEXIBILIZA PAGAMENTO DAS DISTRIBUIDORAS DE GÁS

GLP PetrobrasNoticiário movimentado envolvendo a Petrobrás, já que a empresa está se movendo diante da crise provocada pelo coronavírus. A primeira novidade é que a empresa propôs o parcelamento de pagamento de contratos de compra de gás natural para as companhias distribuidoras locais. Além disso, em outra ponta, a estatal também anunciou que inaugurou um duto de GLP (gás de cozinha) em São Paulo para aumentar a oferta do produto.

Sobre o parcelamento para as empresas distribuidoras de gás natural, a Petrobrás explicou que a medida vai abranger as faturas dos meses de abril, maio e junho, referentes aos contratos de compra de gás natural para atendimento ao mercado não termelétrico (industrial, residencial, comercial e veicular).

A Petrobrás prometeu ainda que não fará cobrança de penalidades pelo não cumprimento da programação diária de demanda. Também prometeu não cobrar as obrigações contratuais de encargo de capacidade ou remuneração mínima dos volumes de gás impactados pela queda de demanda do combustível. “Tais medidas valem enquanto  forem comprovados os impactos nas obrigações contratuais afetadas”, explicou a petroleira.

Sobre o abastecimento de GLP, a Petrobrás vem repetindo desde a semana passada que “não há risco de falta do produto nem há qualquer necessidade de estocar botijões de GLP”. Em São Paulo, a companhia inaugurou antecipadamente um duto que conecta a estação de São Bernardo do Campo à Refinaria de Capuava (RECAP). Com a entrada da nova linha, as entregas em Mauá aumentaram de 1.000 para 3.300 toneladas por dia, equivalente a 254 mil botijões por dia.

A Petrobrás tem reforçado também as suas importações de gás cozinha. Depois de um primeiro carregamento da Argentina, de 1,6 milhão de botijões, o segundo navio com a carga importada de GLP chegou ao Porto de Santos na segunda-feira. Desde o final do mês passado, a petroleira já importou o equivalente a 4,7 milhões de botijões de 13 kg.

Na próxima sexta, existe a previsão de um nova embarcação com GLP atracar em Santos, com mais 24 mil toneladas de GLP. “As três cargas equivalem a 6,5 milhões de botijões adicionais no mercado. O volume total contratado em abril para importação é de 350 mil toneladas, equivalente a 27,4 milhões de botijões de 13kg”, detalhou a empresa.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of