PETROBRÁS INICIA VENDA DE CAMPOS DE ÁGUAS RASAS NO CEARÁ

curima

Plataforma em Curimã

Na mesma semana em que colocou ativos à venda em Alagoas, a Petrobrás também anuncia que irá se desfazer de campos em águas rasas em outro estado do Nordeste. Desta vez, a companhia está negociando a totalidade de sua participação nos campos de Atum, Curimã, Espada e Xaréu, em águas rasas localizadas na sub-bacia de Mundaú, no estado do Ceará. O processo inclui ainda o Porto de Paracuru e subestação elétrica em Pecém.

O conjunto de campos está em operação desde a década de 80, em lâmina d’água entre 30 e 50 metros. Há nove plataformas fixas instaladas nas áreas, que somadas chegaram a uma produção média de 4,2 mil barris por dia de óleo e 76,9 mil metros cúbicos por dia de gás no ano passado.

O óleo extraído dos ativos é escoado para um navio tanque contratado de terceiros para posterior offloading. Já a produção de gás é exportada por gasoduto até a refinaria LUBNOR, em Fortaleza, que não faz parte do escopo deste desinvestimento. A planta está sendo vendida em outro processo.

A Petrobrás deixou de produzir nestes campos em março deste ano, quando começou o processo de hibernação destes e de outros campos em águas rasas. O teaser com as primeiras informações para os potenciais compradores está disponível no site da estatal.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of