PROPOSTAS PARA AFRETAMENTO DE FPSOS DE LIBRA E SÉPIA SERÃO ENTREGUES ATÉ DEZEMBRO

fpso2Os novos projetos da Petrobrás começam a tomar forma. A companhia lançou os editais para o afretamento de duas FPSO’s que deverão operar nos campos de Libra e Sépia, no pré-sal, com perspectiva de início de operação para 2019 e 2020, respectivamente. Os contratos despontam como um novo modelo de negociações que deve se perpetuar ao longo da atual gestão da estatal, que vem buscando cortar gastos e estipular valores mais próximos aos praticados por empresas do mercado. As concorrências para o afretamento serão as primeiras feitas pelo sistema Petronect, com data para a entrega de propostas se encerrando no dia 10 de dezembro.

A tendência da companhia para os próximos anos é dar preferência à prática de afretamento, em detrimento da contratação direta de plataformas. Dessa forma, o contrato para as plataformas desempenha papel de modelo no atual momento da empresa, ainda mais considerando-se que a última grande licitação ocorreu no ano passado.

O campo de Libra, que tem uma capacidade produtiva estimada em 180 mil barris de óleo diários e 12 milhões de m³/dia de gás, é o primeiro incluído no regime de partilha, que concede à União parte dos ganhos com a exploração. O campo de Sépia, por sua vez, é inserido no sistema de cessão onerosa e tem uma produção prevista em 180 mil barris de óleo diários e 5 milhões de m³/dia de gás.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
RAUL LOZ Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
RAUL LOZ
Visitante
RAUL LOZ

e o conteúdo nacional? pobre país, eterno exportador de matérias primas desde a colonização.