PETROBRÁS PEDE LICENÇA DE OPERAÇÃO DO SEGUNDO SISTEMA DE PRODUÇÃO ANTECIPADA DE LIBRA

FPSO PIONEIRO DE LIBRA

FPSO Pioneiro de Libra será usado no segundo SPA do campo de Mero

O projeto de desenvolvimento do bloco de Libra vai avançar. A Petrobrás solicitou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) a licença de operação do segundo Sistema de Produção Antecipada (SPA) do campo Mero, localizado dentro do bloco. Assim como o primeiro SPA da área, esse novo projeto também será executado com o FPSO Pioneiro de Libra.

Para lembrar, um Sistema de Produção Antecipada é uma etapa desempenhada após a declaração de comercialidade do campo. A atividade serve para estimar o potencial de produção e obter dados dinâmicos do fluxo dos fluidos nos reservatórios. O FPSO Pioneiro de Libra, de propriedade da joint venture Altera&Ocyan, tem capacidade de processar diariamente até 50 mil barris de petróleo e 4 milhões de metros cúbicos de gás associado.

O primeiro SPA de Libra foi iniciado em dezembro de 2018, logo após a conclusão do Teste de Longa Duração (TLD) da região. Em paralelo, a Petrobrás deve iniciar a operação do primeiro FPSO definitivo do campo em 2022. Batizado de Guanabara, o navio-plataforma – construído pela Modec – teria seu primeiro óleo no último trimestre deste ano, mas o cronograma foi postergado. Além desse, estão sendo construídos outras duas unidades definitivas para Mero: o FPSO Sepetiba, de propriedade da SBM Offshore; e o FPSO Marechal Duque de Caxias, da MISC Berhad.

2
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Redação PetronotíciasLeandro Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Leandro
Visitante
Leandro

As empresas responsáveis pela construção e operação do Guanabara e Sepetiba estão invertidas.