PETROBRÁS REALIZA ASSEMBLEIA PARA ELEGER NOVO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

luiz nelson carvalhoPara além da carteira de projetos, a reestruturação da Petrobrás atinge agora os internos da empresa. Os acionistas da estatal se reúnem nesta quinta-feira (28) em Assembleia Geral para votar os nomes dos novos integrantes do Conselho de Administração, que atualmente conta com um quadro de nove executivos. Com foco na otimização da estrutura organizacional, também será votado na reunião o novo Estatuto Social, que deverá reduzir de sete para seis o quadro de diretores executivos da companhia e extinguir o cargo de conselheiros suplentes.

Em meio à pressão por mudanças na estrutura da empresa, a expectativa é de que sejam implementadas novas ferramentas para a tomada de decisões internas. Com o estatuto, os acionistas deverão analisar hoje a proibição da reeleição de conselheiros, medida que, entre outras, vem sendo defendida sob orientação do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), ligado ao Ministério do Planejamento.

À frente da presidência do conselho desde setembro, o conselheiro Luiz Nelson Carvalho (foto) foi indicado pelo governo para permanecer à frente do cargo. O Planalto também indicou para o órgão Durval José Santos, ex-superintendente da BDNESPar, e Jerônimo Antunes, doutor em contabilidade pela FEA-USP.

Além deles, o governo federal defende uma vaga permanente no Conselho para Francisco Petros Oliveira Lima Papathanasiadis e a reeleição de Luciano Coutinho, presidente do BDNES, que integra o grupo desde 2008. A expectativa é de que Walter Mendes de Oliveira e Guilherme Affonso Ferreira sejam reeleitos como representantes de acionistas minoritários.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of