PETROBRÁS REGISTRA POÇO SECO EM ÁREA CENTRAL DO CAMPO DE LIBRA

libraOs novos indícios de petróleo registrados no campo de Libra vêm apontando para boas perspectivas, mas nem tudo são flores. Dados apresetandos pela Petrobrás à Agência Nacional do Petróleo (ANP) em 2015 revelam que a estatal perfurou um poço seco na área central do campo, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. Embora não invalide o potencial das reservas, o resultado negativo aponta para dificuldades na futura produção da região e pode impactar a viabilidade econômica do campo.

O registro foi obtido pela companhia já no quarto poço perfurado em Libra, o 3-BRSA-1310-RJS. Segundo dados da ANP, a perfuração encontrou indícios de óleo, mas não em quantidade suficiente para justificar a viabilidade da área.

Em junho do ano passado, o Petronotícias publicou que os testes sísmicos feitos na região revelaram um paredão de rochas que dividiria o campo ao meio. A barreira, descoberta por meio de análises em 3D da estatal, exigiria a duplicação dos investimentos no campo e demandaria um novo planejamento de engenharia para garantir a retirada efetiva de óleo. A perfuração de um poço seco no centro do campo pode confirmar a existência do empecilho, que à época foi desmentido pela companhia.

O resultado acende um alarme para o desenvolvimento do campo. Diferente do que se esperava em 2013, quando Libra foi leiloada pelo governo por R$ 15 bilhões em bônus de assinatura, nem toda a área possui reservatórios com óleo, o que pode acarretar em mudanças nos planos da Petrobrás para os próximos meses.

Apesar do registro e dos indicativos que apontam para dificuldades na exploração do campo, a estatal manteve a estatística de 100% de sucesso no desenvolvimento do campo até o momento. A empresa afirmou que o poço apresenta reservas de baixa porosidade e que não procede a informação de que seria um poço seco.

Nesta semana, a companhia registrou novos indícios de óleo em Libra, através do poço 3-BRSA-1322-RJS, em lâmina d’água de 1.911 metros. O resultado foi obtido com a perfuração da sonda West Carina, da Seadrill.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
MandacaruScirocco Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Scirocco
Visitante
Scirocco

Foram, o Duque, o Cevero, o Zelada, o Barusco, o Musa, o Carneiro, junto com o Vacari, Bunlai e tal amigo, que por lá passaram antes do lava jato.

Mandacaru
Visitante
Mandacaru

http://www.petronoticias.com.br/archives/79536 Após 24 horas do anúncio acima, veio a confirmação que o PiraTas, por lá também passaram, era só “indícios de óleo”, mas de valor importante e próprio para a utilização e manutenção dos caras de pau… Óleo de Peroba – Perobras! Agora as contas desses gastos, ficam para a próxima aparição r explicação de dona Solange e equipe, sobre o custo de toda essa operação, frete, mobilização de equipes e equipamentos, barcos de apoio e combustível que nem o valor do mercado hoje paga. Mas nem tudo está perdido, ela conselheiros e o Maldine, digo Bendine, comtam com 60… Read more »