PETROBRÁS REGISTROU QUEDA DE 2,2% NA SUA PRODUÇÃO ANUAL EM 2021

João-Henrique-Rittershaussen-1A Petrobrás terminou 2021 com uma queda de 2,2% na sua produção de óleo, LGN e gás natural em comparação com 2020, totalizando 2,77 milhões de barris de óleo equivalente por dia durante o período. Apesar disso, a estatal conseguiu bater sua meta anual, que era de 2,72 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

Levando em conta apenas o quarto trimestre, a produção total da petroleira chegou a 2,704 milhões de barris de óleo equivalente por dia, o que representa um recuo de 4,5% em relação ao terceiro trimestre (2,830 milhões de barris de óleo equivalente por dia).

Esse recuo registrado entre outubro e dezembro do ano passado se deve, segundo a petroleira, às paradas programadas em plataformas com elevada produção e ao início da vigência do Acordo de Coparticipação de Búzios, fatores parcialmente compensados pelo ramp-up do FPSO Carioca, instalado no campo de Sépia.

A entrada em operação do primeiro projeto de Sépia é um marco para todos nós que trabalhamos na Petrobras. É a vitória da garra, da persistência e da capacidade técnica de nossos profissionais, num cenário externo desafiador em função da pandemia”, afirmou o diretor de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen.

Enquanto isso, as vendas de derivados no mercado interno no quarto trimestre foram 5% menores do que as do trimestre anterior, principalmente devido ao menor volume comercializado de diesel e GLP (em razão da sazonalidade desses produtos); e óleo combustível, por menor despacho termelétrico no último período.

Olhando para os números anuais, o volume de vendas cresceu 25% em 2021 na comparação ao ano anterior. A Petrobrás diz que esse resultado pode ser explicado tanto pelo maior despacho termelétrico, quanto pela recuperação do consumo por parte do segmento industrial, impactado pelos efeitos da pandemia da covid-19 no ano de 2020.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of