PETROBRÁS TENTA REVERTER REVOGAÇÃO DE LICENÇAS NA ARGENTINA

Após ter suas operações suspensas na província de Neuquén na Argentina, a Petrobrás reuniu-se hoje com autoridades argentinas para tentar reverter a situação. Estarão presentes na reunião o coordenador do Ministério de Planejamento, Roberto Baratta, o ministro de Hidrocarbonetos da província, Guillermo Cocco e o diretor de Exploração e Produção da Petrobrás Argentina, Benicio Frazao.

A estatal foi acusada pelo governo de Neuquén de não cumprir com seus planos de investimento na região, onde explorava petróleo e gás. Apesar de não ter cometido nenhuma transgressão, a Petrobrás teve suas licenças de exploração suspensas. A estatal divulgou em nota no último dia 4 que estava à disposição das autoridades para um diálogo sobre a questão.

Como na Argentina as concessões são dadas de forma autônoma por cada região do país, basta que as autoridades regionais tomem iniciativa para suspender os direitos de exploração. Os contratos da Petrobrás no país incluíam a exploração de três áreas até 2027, e custou aos cofres da estatal um investimento de US$ 10 milhões no último triênio, visando a descoberta de novas acumulações exploráveis.

Além da reunião, outra oportunidade de aparar as arestas sobre esta questão é a viagem que o ministro do Planejamento argentino Julio De Vido tem programada ao Brasil ainda este mês. O ministro deve se reunir com a presidente da Petrobrás, Graça Foster, e com o ministro de minas e energia brasileiro, Edison Lobão.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of