PETROBRÁS VÊ DEMANDA ATÍPICA POR COMBUSTÍVEIS EM NOVEMBRO E MERCADO TEME DESABASTECIMENTO

sede-petrobrasA Petrobrás emitiu nesta terça-feira (19) um comunicado informando que recebeu uma demanda atípica de combustíveis para o mês de novembro. O volume, segundo a estatal, está muito acima dos meses anteriores e de sua própria capacidade de produção. Desde a última semana, representantes dos distribuidores de combustíveis alertam que a estatal estaria cortando pedidos de gasolina e óleo diesel das distribuidoras para o próximo mês, trazendo riscos de desabastecimento.

Para o mês de novembro, a Petrobrás recebeu pedidos muito acima dos meses anteriores e de sua capacidade de produção. Apenas com muita antecedência, a Petrobrás conseguiria se programar para atender essa demanda atípica”, escreveu a companhia. Ainda de acordo com a estatal, a demanda neste ano dos distribuidores por diesel aumentou 20% e a por gasolina 10% em comparação com novembro de 2019, representando mais de 100% do mercado brasileiro.

dieselA Petrobrás segue atendendo os contratos com as distribuidoras, de acordo com os termos, prazos vigentes e sua capacidade. Além disso, a Companhia está maximizando sua produção e entregas, operando com elevada utilização de suas refinarias”, acrescentou. A Petrobrás afirmou que está operando suas refinarias com um fator de utilização de 90% no acumulado de outubro. No primeiro semestre do ano, a companhia operou com um fator de utilização de 79%, em linha com a média de 2020 e superior ao registrado em 2019 (77%) e 2018 (76%).

O comunicado da Petrobrás veio após a Associação das Distribuidoras de Combustíveis (BrasilCom) ter declarado na última semana que a empresa teria avisado diversas associadas sobre “uma série de cortes unilaterais nos pedidos feitos para fornecimento de gasolina e óleo diesel” para novembro. A BrasilCom afirmou que “as reduções promovidas pela Petrobrás, em alguns casos chegando a mais de 50% do volume solicitado para compra, colocam o país em situação de potencial desabastecimento”.

Já a Agência Nacional do Petróleo (ANP) afirmou na tarde de hoje que “não há indicação de desabastecimento no mercado nacional de combustíveis, nesse momento”. O órgão regulador acrescentou que “segue realizando o monitoramento da cadeia de abastecimento e adotará, caso necessário, as providências cabíveis para mitigar desvios e reduzir riscos”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of