ROSATOM TESTA COM SUCESSO SEU COMBUSTÍVEL NUCLEAR ATF PELA PRIMEIRA VEZ EM UMA USINA COMERCIAL

nilovaOs primeiros feixes de combustível de fabricação russa com barras de combustível ATF experimentais (Advanced Technology Fuel) foram carregados no núcleo do reator VVER-1000 na unidade de energia 2 da NPP de Rostov, no sudoeste da Rússia, que retomou as operações após a manutenção programada e reabastecimento. Cada um dos três conjuntos de combustível VVER-1000 combinados do modelo TVS-2M contém doze barras de combustível experimentais: seis delas têm seu revestimento feito de liga de cromo-níquel e os outros seis têm um revestimento de liga de zircônio padrão com revestimento de cromo. Essas soluções permitem eliminar completamente ou diminuir significativamente a reação de zircônio-vapor no núcleo do reator em caso de acidente no núcleo do reator.

Antes do início da irradiação do ATF piloto, a equipe de especialistas das divisões de Combustível, Construção de Máquinas e Energia coordenada pela Rosatom Stateatf Corporation, realizou um trabalho em larga escala para validação do carregamento dos pacotes de combustível inovadores em um reator comercial, a fim de cumprir a licença apropriada do Serviço Federal de Supervisão Ambiental, Tecnológica e Nuclear (Rostekhnadzor). Para irradiação em um reator de alta capacidade, a equipe do projeto escolheu as versões conservadoras das barras de combustível ATF desenvolvidas com uma matriz de combustível padrão de dióxido de urânio. Corresponde à prática global, visto que os programas de desenvolvimento ATF existentes em todo o mundo também sugerem que a introdução dos varetasnovos materiais físseis e estruturais deve ser realizada gradualmente.

Natalia Nikipelova (foto), Presidente da TVEL Fuel Company, disse que  a irradiação de combustível em um reator comercial é um passo importante para a posterior comercialização deste produto. “É simbólico que este marco histórico seja alcançado nos dias em que a TVEL Fuel Company comemora seu 25º aniversário. Expressamos nossa gratidão à Rosenergoatom e à Rostov NPP pela interação eficiente com a Rostekhnadzor e, de nossa parte, continuaremos nossa estreita cooperação com o regulador para o licenciamento dos ciclos de irradiação posteriores. O desenvolvimento do ATF é a grande tendência mundial da indústria de energia nuclear, que visa trazer a segurança das usinas nucleares a um novo patamar, eliminando praticamente a probabilidade de acidentes com impactos negativos ao meio ambiente. Algumas opções de ATF com matriz de combustível alternativa também podem tornar as operações mais economicamente eficientes sem aumentar o nível deusina enriquecimento de urânio. De acordo com analistas internacionais, este produto vai dominar o mercado global em um prazo relativamente curto”, declarou.

Desde 2018, a Rosatom tem testado o ATF projetado pela Rússia para reatores VVER e PWR. Os conjuntos experimentais, que passaram por dois ciclos completos de irradiação no reator de pesquisa MIR, contêm barras de combustível com quatro combinações diferentes de materiais de revestimento e matriz de combustível: além de dióxido de urânio, liga de urânio-molibdênio com alta condutividade térmica também foi usada para fabricação de pellets de combustível. Com base nos resultados da pesquisa, pretende-se escolher a combinação ideal de materiais estruturais e combustíveis, levando em consideração o desempenho técnico e econômico. Após dois ciclos de irradiação, todas as barras de combustível permanecem hermeticamente seladas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of