PETROLEIROS E PETROBRÁS CHEGAM A UM ACORDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS DA EMPRESA

wswswsswsswsOs diretores da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e de sindicatos filiados assinaram o acordo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR)  com a gestão da Petrobrás. Este acordo vale  para os anos de 2021 e 2022, englobando a holding e suas subsidiárias. Foi o resultado de  intensas negociações com a companhia, aprovado pelos trabalhadores em assembleias realizadas nas bases dos sindicatos filiados à FUP.  A única exceção foi o Sindipetro Caxias, que fará sua última assembleia ainda hoje (29). Os petroleiros também aprovaram uma proposta inicial de mobilizações, em âmbitos local e nacional, para o próximo ano. Entre as ações aprovadas estão o Dia Nacional de Luta em Defesa da Redução do Preço do Botijão de Gás, com mobilizações em diversas cidades do país, articuladas em conjunto com os sindicatos; o ato nacional contra a venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e dos terminais da Bahia; e mobilizações e greve na Bahia contra a privatização do Sistema Petrobrás. As datas ainda serão definidas.

Para o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, o acordo de PLR foi mais uma etapa concluída no processo das negociações coletivas que somente foram possíveis devido à força da greve realizada pelos petroleiros em fevereiro deste ano: ” Sabemos que os acordos não foram perfeitos, mas foram os possíveis diante de tantos problemas enfrentados neste ano, desde janeiro, quando a gestão da Petrobrás decidiu fechar a Fafen-Paraná, e a partir de março, com a pandemia que assolou todo o planeta. Mas já estamos nos preparando para nossas mobilizações em 2021, reforçando a campanha ‘Petrobrás Fica’ contra a privatização de refinarias e de diversos ativos da Petrobrás em todo o país, bem como promovendo ações que mostrem à população como a política de reajuste de preços dos combustíveis e de venda de ativos da atual gestão da companhia pesam no bolso do consumidor, sobretudo dos mais pobres”.

Veja os principais pontos da PLR 2021-2022:

– Piso que beneficia os trabalhadores que ganham menos;

– Acordo por dois anos (exercícios de 2021 e de 2022);

– Retorno da antecipação no início do ano do exercício vigente;

– Redução do peso do indicador financeiro e mudança do indicador de venda de óleo e derivados para o de reutilização de água, como proposto pela FUP;

– Alteração na redação da cláusula de penalidades, onde o conceito de conflito de interesses ficou mais claro, conforme previsto na legislação.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
joão batista de assis pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

Felicito a todos da Petronotícias pela passagem o ano de 2020, em especial aos aposentados e pensionista da Petrobras desejando um próspero ano de 2021, recheado com nova equalização nos proventos da PETROS e maior desembolso a favor da AMS em nossos contracheque promovido e alavancado pela PETROBRAS, contando ainda com a contribuição da Receita Federal que insiste em taxar o que não é renda. A parcela da complementação já encontra-se tortamente comprometida com o tenebroso desconto do presente equacionamento. Muito em breve, com o advento do próximo equacionamento vão meter a mão na diminuta parcela do INSS.