PETROLEIROS PEDEM NA JUSTIÇA A SUSPENSÃO DA VENDA DA PBIO

pbioOs sindicatos de petroleiros de Minas Gerais, Bahia, Ceará e Piauí acionaram a Justiça e pediram uma medida liminar para anular ou suspender a venda da Petrobrás Biocombustível (PBio). A ação alega que faltam estudos sobre os impactos sociais que seriam causados com a negociação da subsidiária da petroleira.

A Petrobrás e a União terão até dez dias para se manifestarem sobre pedido de liminar dos sindicatos, que são filiados à Federação Única dos Petroleiros (FUP). “A ação conta com pedido liminar para que o procedimento de alienação das ações seja imediatamente suspenso até decisão final ou, ao menos, até que sejam apresentados estudos suficientes sobre os impactos trabalhistas”, disse o advogado Angelo Remédio, um dos autores da ação.

Para lembrar, a venda da PBio foi anunciada em julho do ano passado. A empresa é considerada uma das principais produtoras de biodiesel do país. Os trabalhadores da subsidiária iniciaram em maio uma greve para reivindicar a realocação dos empregados da companhia em outras unidades da Petrobrás. O movimento grevista foi suspenso na última semana, quando a Petrobrás aceitou negociar com os trabalhadores.

A ação dos sindicatos denuncia a ausência de previsões concretas envolvendo o futuro de todos os contratos de trabalho ativos. “Foi pedido também que a Justiça reconheça o direito de os empregados concursados da PBio, num total de 150, serem realocados em vagas dentro do Sistema Petrobrás, tendo em vista que a companhia e suas empresas compõem o conglomerado e devem ser responsáveis por absorverem a massa de trabalhadores, no caso de venda da PBio”, acrescentou a FUP, em nota.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Pedro Tavares Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

Sindicalistas e trabalhadores de estatal folgados com medo de perder espaço, seus benefícios e mortadela.