PETRORIO VAI RECORRER DE DECISÃO JUDICIAL QUE IMPEDIU DECLARAÇÃO DE COMERCIALIDADE DE WAHOO

83EMlKG4_400x400A petroleira independente PetroRio disse que irá recorrer de uma decisão da Justiça do Rio de Janeiro que suspendeu o processo de declaração de comercialidade do campo de Wahoo, na Bacia de Campos. A determinação judicial foi assinada na última sexta-feira (21) pelo desembargador Luciano Saboia Rinaldi de Carvalho (foto), da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

A decisão monocrática foi proferida pelo magistrado após a IBV Brasil Petróleo – parceria da PetroRio no consórcio de Wahoo. A alegação da IBV é que não possui informações suficientes sobre o processo de declaração de comercialidade e pediu na Justiça que a PetroRio fosse impedida de prosseguir sozinha nesse procedimento.

Com a determinação judicial, a PetroRio fica impedida, até que sobrevenha o julgamento do mérito recursal, de iniciar ou continuar o desenvolvimento da descoberta de Wahoo DE forma exclusiva, e de dar prosseguimento à declaração de comercialidade da área junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP). A Justiça do Rio também deu um prazo de 20 dias para que a IBV comunique à PetroRio sobre a sua intenção de participar do desenvolvimento da descoberta de Wahoo em regime de operação conjunta.

A referida decisão monocrática será objeto de recurso por parte da PetroRio, sendo ela provisória e gerando efeitos até o julgamento do recurso de agravo de instrumento pelo colegiado da 7ª Câmara Cível do TJ-RJ”, disse a petroleira, em comunicado. “A Companhia esclarece que não foi intimada da decisão em questão e que continuará atuando no melhor interesse de seus acionistas, que serão informados sobre quaisquer questões relacionadas à disputa acima mencionada”, acrescentou a PetroRio.

A descoberta de óleo no campo aconteceu em 2008. Wahoo fica a cerca de 35 km ao norte do campo de Frade, com lâmina d’água de 1.400 metros, e conta com 126 milhões de barris recuperáveis de óleo (1C). O Plano de Desenvolvimento do campo pressupõe a interligação de Wahoo ao FPSO de Frade. A ideia da PetroRio é formar um cluster de produção, com o compartilhamento de infraestrutura entre os campos de Frade e Wahoo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of