PF INDICIA PRESIDENTE DA GERDAU E OUTROS 18 INVESTIGADOS EM INQUÉRITO DA OPERAÇÃO ZELOTES

andre_gerdau1Em um poço sem fim de investigações, a indústria brasileira passa por tempos difíceis. A Polícia Federal (PF) indiciou o diretor-presidente do Grupo Gerdau, André Gerdau (foto), pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, tráfico de influência e lavagem de dinheiro em um novo inquérito da Operação Zelotes, que também indiciou outros 18 investigados. A empresa siderúrgica foi o principal foco da investigação, que apura fraudes em julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda.

O indiciamento vem como resultado da 6ª fase da operação, deflagrada em fevereiro, que cumpriu 18 mandados de busca e apreensão e 20 de condução coercitiva. Entre os depoentes estava André Gerdau, que também atua como presidente do comitê executivo da companhia.

Além dele, foram indiciados pela PF o ex-conselheiro do Carf José Ricardo da Silva e o integrante do Conselho de Administração da Gerdau, Expedito Luz. A lista com os outros 16 é composta por diretores da empresa, advogados, conselheiros e ex-conselheiros do Carf.

Os investigadores suspeitam que o Grupo Gerdau tenha tentado evitar, através do órgão, o pagamento de multas que somariam um total de R$ 1,5 bilhão. Para isso, a empresa teria fechado contratos com escritórios de advocacia e consultoria para que, por meio de sócios, manipulassem a tramitação dos processos no conselho. O objetivo era a obtenção ilícita do cancelamento de cobranças.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of