POLÍCIA FEDERAL VAI INVESTIGAR VAZAMENTO DA CHEVRON

A Polícia Federal (PF) anunciou que vai abrir um inquérito para investigar o vazamento de óleo causado por uma perfuração da Chevron no Campo de Frade. A empresa informou ontem que as estimativas da quantidade derramada variavam entre 400 e 650 barris, enquanto a ANP calcula que possa chegar a mil barris.

Na terça-feira a PF fez uma vistoria no local e concluiu que a empresa americana pode estar omitindo informações. Na análise do órgão federal, o acidente parece ser mais grave do que vem sendo anunciado pela companhia. Segundo a polícia, funcionários que estavam presentes no local durante a inspeção à plataforma afirmaram não ter previsão para conter o vazamento.

De acordo com o comunicado da Chevron, a empresa está tentando conter o óleo com uma operação que conta com 17 embarcações envolvidas, e a mancha está a 120 km da orla, se movendo em sentido sudeste, de modo a se afastar da costa brasileira. Já o depoimento da PF afirma que apenas um barco estava atuando na operação.

A causa apontada pela Chevron para o acidente seria uma falha geológica a cerca de 150 metros de distância de um poço injetor, enquanto a polícia federal acredita que a companhia tenha perfurado o poço 500 metros além do que era programado. A avaliação da PF aponta uma rachadura no solo subaquático de 280 a 300 metros de extensão, em perfuração a 1,2 mil metros de profundidade.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of