PORTO DO AÇU E SHELL VÃO CONSTRUIR PLANTA PILOTO DE GERAÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

andre-araujoDe olho na transição energética, o Porto do Açu e a Shell anunciaram hoje (19) a assinatura de um memorando de entendimento visando a construção de uma planta piloto de geração de hidrogênio verde nas instalações do complexo portuário, no norte do estado do Rio de Janeiro. A unidade deverá ficar pronta em 2025 e terá capacidade inicial de 10 MW podendo chegar a 100 MW, obedecendo seu plano de expansão.

A princípio, a energia elétrica oriunda da rede nacional será conectada à planta de eletrólise, que terá como principal produto o hidrogênio renovável. Parte deste hidrogênio gerado será destinado à armazenagem e posterior envio a potenciais consumidores. O hidrogênio remanescente é destinado à planta de geração de amônia renovável. Os recursos usados para o desenvolvimento da planta virão da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Ao todo, a Shell pretende investir entre US$ 60 milhões e US$ 120 milhões em PD&I em 2022.

Jose Firmo SeadrillEste é um projeto de imensa importância não somente para a Shell e seus parceiros, como para o Brasil. Almejamos com este piloto fomentar todo o desenvolvimento da cadeia de valor da geração de hidrogênio renovável, desde os fornecedores da tecnologia, passando pelo domínio da operação de planta até a formação de mão-de-obra especializada. Além disso, pretendemos viabilizar uma série de provas de conceito referente à descarbonização de setores”, disse o presidente da Shell Brasil, André Araújo.

Já o CEO do Porto do Açu, José Firmo, destacou que a assinatura do acordo será um marco no desenvolvimento do mercado de hidrogênio verde no Brasil. “A infraestrutura de classe mundial do Porto do Açu é um componente essencial para acelerar o desenvolvimento de projetos de baixo carbono e para a descarbonização da indústria. Estamos muito felizes em unir forças com a Shell e contribuir com os esforços de transição para uma economia de baixo carbono”, disse.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of