PRESIDENTE DA PETROBRÁS IRÁ AO SENADO PARA DAR EXPLICAÇÕES ENQUANTO GOVERNO ESTUDA MUDANÇA NO CONSELHO DA EMPRESA

286736f5-fa24-4687-bcec-b485940eb82eMuitos desdobramentos sentidos na Petrobrás desde o anúncio de que não haveria pagamento de dividendos extraordinários para acionistas. Na manhã de hoje (12), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou um convite ao presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates (foto), para que ele ofereça esclarecimentos sobre a política de distribuição de dividendos adotada pela empresa petrolífera. Ainda não há data definida para a realização da audiência.

Enquanto isso, na rua ao lado, no Palácio do Planalto, há uma movimentação para mudanças na composição do Conselho de Administração da Petrobrás. O Ministério da Fazenda confirmou que Rafael Dubeau (foto abaixo, à direita), secretário-executivo adjunto da pasta, foi indicado para integrar o colegiado da petroleira. No entanto, seu nome ainda está sujeito a Rafael Dubeauprocedimentos burocráticos na Casa Civil e no Ministério de Minas e Energia.

Existe a expectativa de que sua indicação possa ser avaliada já na próxima Assembleia da companhia, marcada para 25 de abril. A indicação ocorreu logo após reunião de Lula com Prates e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Mais cedo, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, declarou que o governo planeja realizar alterações nos conselhos de administração de outras estatais, além da Petrobrás. Ele explicou que essa iniciativa tem o objetivo de “oxigenar” esses colegiados. No entanto, Costa não especificou quais estatais serão alvo dessas mudanças. O ministro afirmou ainda que a Petrobrás terá autonomia para resolver sozinha o impasse relacionado aos dividendos, sem interferência do governo. Ele enfatizou que “a lei das SAs [sociedades anônimas] está sendo respeitada” neste processo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of