PRIMEIRA USINA NUCLEAR CONSTRUÍDA DEPOIS DE TRÊS DÉCADAS NOS ESTADOS UNIDOS ESTÁ QUASE PRONTA PARA GERAR ENERGIA

crisDepois de muitas marchas e contra marchas, a Georgia Power anunciou que o  reator AP1000, a primeira nova unidade nuclear a ser construída nos Estados Unidos em mais de três décadas, atingiu com segurança a criticidade inicial. Isto significa que a reação de fissão nuclear no reator agora é autossustentável, e que o reator pode começar a produzir calor que será usado para produzir vapor para gerar eletricidade. A sua potência agora será aumentada para prepará-lo para a sincronização com a rede elétrica e o início da geração de eletricidade. Os operadores levarão a unidade a um aumento gradual de potência até atingir sua capacidade total. Testes para garantir que todos os sistemas estejam operando juntos e para validar os procedimentos operacionais serão realizados ao longo do processo de inicialização antes que a unidade seja declarada em operação comercial. A Georgia Power atualmente projeta uma data de serviço para o Vogtle 3 em maio ou junho.

Duas unidades Westinghouse AP1000 estão sendo construídas no sítio de Vogtle, perto de Waynesboro, na Geórgia, que já abriga dois reatores de água pressurizada emvotgle operação. O presidente e CEO da Georgia Power, Chris Womack, disse que a empresa continua focada em colocar a unidade online com segurança. A criticidade inicial é uma das etapas finais no processo de inicialização e exigiu “enorme diligência e atenção aos detalhes” das equipes envolvidas, disse ele. “Quando você considera a história de operações seguras e confiáveis nas unidades Vogtle 1 e 2 há décadas, coloca o marco de hoje em perspectiva de que a Plant Vogtle será um local de quatro unidades, tornando-a a maior de seu tipo nos EUA. Isso é um momento verdadeiramente empolgante enquanto nos preparamos para colocar em operação uma nova unidade nuclear que servirá nosso estado com energia limpa e livre de emissões pelos próximos 60 a 80 anos.”

westO último reator a entrar em operação nos EUA antes do Vogtle 3 foi a unidade Watts Bar 2, em 2016. A construção desse reator começou em 1973 e foi suspensa em 1985 antes de as obras serem retomadas em 2007. A construção dos dois AP1000s – os chamados reatores Geração III+ com sistemas de segurança totalmente passivos e um projeto de construção modular – começou em 2013.  A Southern Nuclear e a Georgia Power, ambas subsidiárias da Southern Company, assumiram a gestão do projeto de construção em 2017, após as dificuldades financeiras da  falência.  Uma parceria estratégica da Cameco Corporation e da Brookfield Renewable Partners está atualmente em processo de aquisição da Westinghouse em uma transação que deve ser concluída antes do final deste ano. “Estamos honrados em compartilhar este momento incrível com a Southern Nuclear, Georgia Power e os co-proprietários do projeto, e com toda a equipe da Vogtle“, disse o presidente e CEO da Westinghouse, Patrick Fragman. “Este é um passo significativo para fornecer energia limpa, confiável e segura para o povo da Geórgia nas próximas gerações”, acrescentou. As unidades são de propriedade da Georgia Power, Oglethorpe Power, MEAG Power e Dalton Utilities, e serão operadas pela Southern Nuclear. Atualmente, espera-se que a unidade 4 entre em serviço antes do final do primeiro trimestre de 2024.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of