PRIMEIRO PROTÓTIPO DE REATOR TRANSPORTÁVEL SERÁ CONCLUÍDO ATÉ 2024 PARA TESTES NOS ESTADOS UNIDOS

CAMINHÃOO Escritório de Capacidades Estratégicas (SCO) do Departamento de Defesa (DoD) dos Estados Unidos assinou um contrato de US$ 300 milhões com a BWXT Technologies para construir um reator nuclear portátil no Laboratório Nacional de Idaho. Como consumidor de 30 terawatts de energia todos os anos e de 10 milhões de galões de combustível todos os dias, o DoD é um dos principais contribuintes para as emissões de carbono nos EUA. No início deste ano, o Exército americano divulgou seus planos de adotar uma frota elétrica e alcançar um status net-zero de suas operações até 2050. No entanto, garantir operações de energia sem carbono em locais austeros pode ser difícil. E é aí que entra a energia nuclear. O DoD lançou o Projeto PELE para criar um protótipo de um reator nuclear de quarta geração em locais remotos e garantir que o reator fosse portátil. No ano passado, o SCO selecionou duas empresas para este projeto e escolheu  a BWXT para construir o protótipo depois de revisar seus projetos.

O projeto do BWXT consiste em um reator refrigerado a gás de alta temperatura (HTGR) com uma potência de saída entre 1-5 MWe. O reator usará combustível TRISO, combustível de urânio de baixo enriquecimento em alta concentração (HALEU) que pode suportar calor extremo e tem baixos riscos ambientais. O combustível já foi testado para temperaturas muito superiores às condições de operação do reator. Para tornar o reator portátil, a BWXT está projetando todos os componentes, incluindo o núcleo do reator e seus componentes do sistema de controle em contêineres de transporte de 6 metros de comprimento compatíveis com ISO para facilitar o transporte aéreo e rodoviário, ferroviário ou marítimo. Uma vez no local, o sistema será montado em menos de 72 horas. O desligamento, resfriamento e desmontagem para transporte ocorrerão em menos de sete dias.

Enquanto a BWXT construirá o módulo do reator, empresas como Northrop Grumman, Aerojet Rocketdyne, Rolls-Royce LibertyWorks e  Torch Technologies  também estão no projeto. A BWXT usará suas instalações existentes para construir os módulos portáteis nos próximos dois anos e entregar o reator ao Laboratório Nacional de Idaho até 2024. O reator e o combustível serão enviados separadamente para o local. Após a montagem e o abastecimento, a configuração será extensivamente testada para determinar se pode produzir energia de forma confiável para operações fora da rede. Espera-se que o sistema esteja operacional por um período de três anos, onde a energia gerada será testada em bancos de carga para imitar as cargas operacionais que estariam funcionando em cenáriosmiller do mundo real.

Toda a indústria nuclear reconhece que reatores avançados são um importante passo em frente para apoiar as crescentes necessidades de energia e imperativos significativos de redução de carbono.Estamos entusiasmados com este prêmio competitivo após anos de trabalho árduo de nossa equipe de design e engenharia” disse o Presidente da BWXT, Joe Miller (foto). Além dos requisitos do DoD, a tecnologia também pode ser implantada em respostas a desastres, fornecer energia a locais remotos, bem como uma tentativa de descarbonizar a geração de energia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of