PROCESSAMENTO NAS REFINARIAS BRASILEIRAS CRESCE PELA PRIMEIRA VEZ NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

rnestAs refinarias brasileiras terminaram 2019 com 101,6 milhões de metros cúbicos de petróleo processado. O volume representa um aumento de 1,1% na comparação com o ano anterior, de acordo com dados disponibilizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Apesar do crescimento, esse total praticamente repetiu o desempenho de 2017, quando foram apurados 101,03 milhões de metros cúbicos.

Dessa forma, nos últimos três anos contabilizados pela ANP (2017, 2018 e 2019), o Brasil manteve-se estagnado no volume de petróleo processado por suas refinarias, com os números girando entre 100 milhões e 101 milhões durante o intervalo.

O período com melhor desempenho das refinarias – desde quando a ANP começou a série histórica – foi 2014, com 122 milhões de metros cúbicos processados. Daquele ano em diante, o país apresentou quedas seguidas em seu processamento de petróleo até 2018. O crescimento verificado em 2019 foi o primeiro dos últimos 5 anos.

A Petrobrás é dona de 98% da capacidade de refino no Brasil. Mas a empresa está buscando reduzir sua presença nesse mercado. A estatal chegou a celebrar um acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), no qual se comprometeu a vender oito de suas refinarias de petróleo, incluindo os ativos relacionados a transporte de combustível. O plano tem como objetivo estimular a entrada de agentes privados no segmento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of