PROCURADOR DA LAVA JATO É CONTRA UM ACORDO DE LENIÊNCIA COM A ODEBRECHT

procuradorO procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, que comanda as operações da força-tarefa Lava-Jato, em Curitiba, bateu duro na Odebrecht nesta quarta-feira (30) e criticou a possibilidade de  um acordo de leniência com a  empresa. Um acordo, segundo ele, acabaria por  “salvar o patrimônio da família que controla essa empresa“. A mais recente fase da Lava Jato revelou que a Odebrecht mantinha uma diretoria especifica para tratar de propina para pagamentos a políticos.

Questionado sobre a crise política brasileira e a possibilidade de um impeachment da presidente Dilma Roussef, disse acreditar que a eventual mudança no Palácio do Planalto não deve alterar o curso da Lava Jato: “Em um país com instituições sólidas, a troca de governos não significa absolutamente nada. Eu quero crer que nenhuma troca signifique mudança de rumos para o Ministério Público”.

O procurador Carlos Fernando defendeu o juiz federal Sergio Moro no caso dos grampos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para ele o juiz está pagando um preço desnecessário e que  todas as decisões que tomam  têm uma repercussão política mas, quando se escolhe não dar publicidade, ninguém nem fica sabendo da escolha tomada: “É sempre preferível a publicidade”, afirmou.

Ele argumentou que o sigilo é perfeitamente justificável em casos envolvendo família, mas não em casos envolvendo políticos. O procurador criticou o foro privilegiado no Brasil, que faz com determinadas autoridades só possam ser alvo de ação em tribunais superiores. Ele afirmou que, como o STF não é uma corte criminal, há risco de prescrição dos processos contra políticos investigados na Lava Jato: “Tudo lá é ritualístico, é demorado. Não estou desmerecendo o Supremo, estou criticando a maneira que escolhemos para julgar a classe política”.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Assis Pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Assis Pereira
Visitante

ACORDOS PREMATUROS DE LENIÊNCIA PODEM PREJUDICAR A RECUPERAÇÃO DOS VALORES REAIS QUE FORAM SUBTRAÍDOS DA PETROBRAS https://www.linkedin.com/pulse/novo-laudo-aponta-valora%C3%A7%C3%A3o-da-roubalheira-na-em-42-bilh%C3%B5es-pereira?trk=pulse_spock-articles Além dos acordos de Leniências que estão sendo firmados em valores baixos, está em andamento no Congresso um projeto de lei que vai acabar com qualquer possibilidade de cobrar os valores reais desviados pelas empresas que firmarem acordos com o governo ou o ministério público. Por esse projeto, será permitido que várias empresas façam acordos de leniência e não apenas a primeira, como manda a lei atual. Além disso, depois de firmado o acordo, os processos de cobrança dos superfaturamentos em andamento no… Read more »

Assis Pereira
Visitante

https://www.linkedin.com/pulse/acordo-de-leni%C3%AAncia-e-mp-703-procedimento-legal-com-na-pereira ACORDO DE LENIÊNCIA E MP 703: PROCEDIMENTO LEGAL COM PREVISIBILIDADE NA NORMA ANTICORRUPÇÃO VIGENTE OU SALVO-CONDUTO NO RESGATE DE EMPRESAS CORRUPTAS Acordos de Leniência, não forma como estão sendo tratados e regulamentados constitui mais uma invenção daqueles que arquitetaram e montaram o aparelhamento político nas empresas públicas e se fizeram omissos aos atos de corrupção generalizada que foram engendrados nessas empresas a partir de 2003, início do governo do PT. Vejam artigo publicado na Rede Linkedin por J.B.Assis Pereira, Engº Aposentado da Petrobras que denominou “GÊNESIS DA CORRUPÇÃO NA PETROBRAS” https://www.linkedin.com/pulse/g%C3%AAnesis-da-corrup%C3%A7%C3%A3o-na-petrobras-jo%C3%A3o-batista-assis-pereira?trk=pulse_spock-articles Como já dizia o brilhante jornalista Modesto Carvalhosa… Read more »