PROCURADORIA PEDE ARQUIVAMENTO DE INVESTIGAÇÕES CONTRA AÉCIO E DILMA

Aecio e DilmaOs principais candidatos à presidência da República na última eleição, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), foram mencionados durante os depoimentos da Operação Lava-Jato. O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, porém, não considerou as citações fortes o suficiente e recomendou o arquivamento da investigações dos dois ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O Supremo deve acatar a recomendação dentro dos próximos dias. Ao todo, foram 28 pedidos de inquéritos envolvendo 54 nomes de políticos, fora os sete arquivamentos pedidos. Oficialmente, a Procuradoria não se pronuncia sobre a situação dos envolvidos, já que as citações estão sob sigilo. Janot, em nota publicada aos companheiros do Ministério Público Federal, afirmou que optou pela “técnica jurídica”.

Não se tem certeza sobre o contexto nos quais foram feitas as citações de Dilma e Aécio. Sabe-se que Aécio foi citado por Alberto Yousseff em pagamentos de propina desviada da Furnas Centrais Elétricas, mas o doleiro teria apenas “ouvido dizer” sobre ele, além de falar de uma das irmãs do senador, sem citar qual. O sigilo dos 54 nomes que tiveram o pedido de inquérito realizados deve ser derrubado pelo ministro relator do caso, Teori Zavascki, até o final da semana.

Entre os mencionados, reportadamente estão o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o senador Romero Jucá (PMDB-RR), segundo vice-presidente do Senado, entre outros. A lista de Janot conta com importantes agentes políticos com e sem mandato e faz parte da nona fase de investigação da Lava-Jato.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of