PRODUTIVIDADE DA MAMONA CRESCE 30% COM PROGRAMA DA PETROBRÁS BIOCOMBUSTÍVEL

mamonaA Petrobrás Biocombustível, junto à Embrapa, criou oito núcleos de Unidades de Teste e Demonstração (UTDs) na Bahia e no Ceará para acompanhar a safra 13/14 de mamona. Mesmo com a forte seca que assolou o semiárido, os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, havendo um ganho de produtividade acima de 30% quando aplicadas as técnicas adequadas, respeitando as características de clima, de solo e a tradição de cultivo de cada localidade.

Os núcleos de UTD são compostos por 21 unidades demonstrativas, sendo uma matriz e 20 filiais instaladas em pequenas propriedades rurais, onde são testadas diferentes tecnologias para o cultivo da mamoneira no semiárido. Na sua primeira safra, o projeto beneficiou, diretamente, 155 agircultores e, indiretamente, toda a toda a população de agricultores familiares das comunidades vizinhas às localidades onde as UTDs estão instaladas.

A expectativa da Petrobrás Biocombustível é ampliar ainda mais o projeto, implantando 966 unidades nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí até a safra 2016/17. A companhia se beneficia com o maior volume de grãos disponibilizados naquela região para abastecer o negócio e para a manutenção do Selo Combustível Social, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário pela inclusão da agricultura familiar na produção de oleaginosas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of