PROGRAMA DE GESTÃO DE ÁGUA DESENVOLVIDO POR ITAIPU BINACIONAL É DESTAQUE NA EXPO MILÃO

nelton friedrichO Pavilhão Brasil da Expo Milão, na Itália, tem recebido diversas empresas nacionais que querem mostrar suas tecnologias e capacidades. Entre elas está Itaipu Binacional, usina localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai, e que fornece energia para ambos os lados. Um dos pontos altos da participação da empresa é o programa Cultivando Água Boa (CAB), que está em conformidade com as metas propostas pela Carta de Milão e assinada pelo governo brasileiro e pela própria empresa.

O diretor de Coordenação de Itaipu, apresentou no último domingo (11) o programa no Seminário Território, Água, Energia e Alimento, no Pavilhão Brasil. Além do executivo, o teólogo Leonardo Boff, um dos mais respeitados nomes na questão de sustentabilidade, também foi escutado pelos milaneses.

Sete meses atrás, o mesmo programa ganhou a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, como “Melhor prática em gestão da água”, Na cerimônia, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon (que não pôde participar porque estava em missão no Iraque), afirmou que o CAB “tem potencial para transformar a vida de milhões de pessoas, porque apresenta possibilidades extraordinárias”.

O projeto já existe a mais de dez anos e é desenvolvido nos municípios do Oeste do Paraná. Para que seja funcional, é necessário que prefeituras, órgãos públicos, empresas, e forte participação da comunidade estejam muito bem coordenadas.

Um dos pilares do programa é a educação ambiental, com a formação e capacitação de educadores para disseminar valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos dentro da ética e do cuidado e do respeito ao meio ambiente. Além do CAB, outros mais de 20 programas e 65 ações são coordenadas por Itaipu Binacional.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of