PROGRAMA DE INOVAÇÃO DA OCYAN SELECIONA TRÊS STARTUPS QUE ENCONTRARAM BOAS SOLUÇÕES PARA A COMPANHIA

patriciaA Ocyan concluiu mais uma fase da edição de 2021 do seu programa de inovação Ocyan Waves. Três startups foram selecionadas para seguirem com as soluções, depois de participarem do Pitch Final realizado em dezembro, em que os projetos pilotos foram apresentados. As startups escolhidas nesta etapa passam a ser fornecedoras da companhia ou até parceiras de desenvolvimento de soluções conjuntas a serem oferecidas ao mercado por meio da Diretoria de Inovação e Novos Negócios da empresa.  Esta foi a terceira edição do Programa de inovação aberta, que apresentou nove desafios propostos pelas áreas internas da companhia. O objetivo era encontrar soluções, com o apoio dos empreendedores, dos quais seis deles tiveram chamada aberta para inscrição de startups; dois foram executados por startups que participaram de edições anteriores; e um foi pilotado por uma startup da Noruega, convidada para o projeto.

A Ocyan ouviu as apresentações finais da Goepik (PR), BR Hommed (SP), Confirm 8 (SP) e ConditionAll (Noruega).  Já as startups LZ Energia (PR), Pix Force (RJ) e Vidya (PR) fizeram as atualizações de status de seus pilotos, que seguem em teste no primeiro trimestre deste ano. Para Patrícia Grabowsky, gerente de Inovação da Ocyan,  conduzir nove desafios em cronogramas não sincronizados foi um passo importante e desafiador nesta edição do Programa. “Desafiamos nosso nível de maturidade em inovação e com o relacionamento com startups, com times muito mais preparados e engajados com o tema, além de levar o programa para um novo patamar com os desafios de codesenvolvimento”, avaliou.

A BR Hommed apresentou sua solução para realizar telemedicina no acompanhamento de atestados e consultas clínicas e motivadas. O objetivo é eliminar aocy necessidade de deslocamento dos colaboradores até Macaé (RJ), aumentando a agilidade do processo e reduzindo custos logísticos e demais riscos de segurança atrelados. Foram realizados 119 atendimentos durante o piloto, totalizando 1.111 minutos de videoconsulta. Na pesquisa de satisfação, 100% dos integrantes ouvidos disseram que desejam ser atendidos dessa forma novamente.

O projeto final da Confirm 8 atende ao desafio de “Levantamento de campo eficiente”, que busca uma solução para agrupar os levantamentos de forma sistematizada, com padrões de relatório preestabelecidos que possam ser acessados por todo o time em tempo real. Durante o piloto, a quantidade de relatórios realizados por dia aumentou de 0,8 para 1,43 e com a utilização do sistema a necessidade de revisão dos documentos foi eliminada.

A ConditionAll respondeu ao desafio “Monitoramento de válvulas”, com uma proposta de solução para otimizar o tempo da equipe de bordo, trazer maior assertividade no monitoramento de válvulas e possibilitar manutenções mais inteligentes. O nível de assertividade do equipamento para detecção de vazamentos foi de 100%, atendendo todos os requisitos de segurança da operação e a solução apresenta uma melhoria de 90% em comparação com o método atual.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of