PROJETO DE CAPTURA DE CO2 DA CHEVRON NA AUSTRÁLIA TEM RESULTADO ABAIXO DO ESPERADO

mark-hatfieldA petroleira americana Chevron vai ter que rever seus esforços no seu principal projeto de captura e armazenamento de CO2, localizado na Austrália. O empreendimento foi implantado na unidade de gás natural liquefeito (GNL) Gorgon e pelo menos até agora não está conseguindo cumprir as metas estabelecidas pelo governo local.

A Chevron conseguiu sequestrar quase 5 milhões de toneladas de dióxido de carbono desde o início do projeto, em 2019. Ainda assim, esse número ficou muito aquém da meta de capturar uma média de 80% das emissões nos primeiros cinco anos de operação da instalação de GNL.

Com os números atuais, a Chevron armazenou apenas 30% de cerca de 15 milhões de toneladas de CO2 geradas desde que Gorgon começou a produzir gás, em março de 2016. “A Chevron está trabalhando com o regulador da Austrália Ocidental para compensar o déficit”, disse o diretor-gerente da empresa na Austrália, Mark Hatfield, em um comunicado.

O sistema implantado na planta de Gorgon armazena o CO2 em um reservatório a mais de 2 quilômetros abaixo do solo. O empreendimento de captura de carbono foi uma condição imposta pelo governo da Austrália Ocidental para a aprovação do projeto de GNL.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of