REATOR DA BRUCE POWER CONSEGUE PRODUZIR O RADIOISÓTOPO LUTÉCIO 177 PARA MEDICINA NUCLEAR TRATAR CÂNCER AGRESSIVO

James-Scongack-bio-photo-208x300-1A unidade 7 da Bruce Power tornou-se o primeiro reator de energia nuclear do mundo com capacidade instalada para produzir o radioisótopo médico lutécio-177 (Lu-177). O isótopo, que é usado no tratamento de cânceres como tumores neuroendócrinos e câncer de próstata, será produzido a partir de alvos de itérbio irradiados no reator. O sistema de produção de isótopos (IPS), que agora foi instalado no reator Candu, poderá no futuro produzir outros isótopos para uso médico, disse a Bruce Power. O IPS foi projetado pela Isogen, uma parceria da Kinectrics e Framatome e sua instalação é o último passo de um projeto que começou há mais de três anos, quando a Bruce Power e a  ITG, subsidiária da empresa de tecnologia radiofarmacêutica ITM Isotopen Technologien München, anunciaram um esforço conjunto para explorar a produção de Lu-177.

A Bruce Power conduzirá a irradiação de alvos de itérbio-176 no IPS como um primeiro passo na produção de Lu-177 sem adição de transportador (nca Lu-177). OISOTOPO processamento dos alvos irradiados para a produção do nca Lu-177, bem como o fornecimento global do isótopo, será feito pelo ITM. As atividades agora mudarão para o comissionamento planejado e a preparação para a produção comercial que começará assim que essas atividades e submissões regulatórias forem concluídas com sucesso.

James Scongack (foto principal), diretor de desenvolvimento da Bruce Power, descreveu a instalação do IPS como um “marco” para a unidade se tornar o primeiro reator de energia do mundo a fornecer uma “solução escalável e revolucionária” no fornecimento de isótopos médicos. “Nosso programa de isótopos médicos e a instalação do IPS são resultado de anos de inovação e desenvolvimento em parceria com a Isogen, Saugeen Ojibway Nation e ITM, e fornecerão capacidade em larga escala para ajudar a produzir isótopos médicos, que serão usados em todo o mundo em novos tratamentos para combater o câncer”, afirmou o executivo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of