REGIÃO NORDESTE TEVE DEZ RECORDES DE GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL EM JULHO

Foto-eolicaA geração de energia renovável no Brasil teve um julho memorável no Nordeste. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os estados da região registraram dez recordes de geração limpa ao longo do mês. Foram quatro recordes de geração eólica média e quatro de geração instantânea (pico), além de dois índices inéditos de energia solar fotovoltaica.

O recorde de maior destaque foi apurado em 22 de julho, quando pela primeira vez a fonte eólica foi capaz de abastecer a 102% da Nordeste durante 24 horas. Neste dia, foram produzidos 11.399 MWmédios de energia gerada a partir dos ventos.

Em relação à energia solar, o ONS identificou um novo recorde de geração solar média no dia 30, quando foram acumulados 682 MW médios, correspondendo a 5,8% da demanda da região. Já no dia 19 de julho, às 12h14, a fonte solar instantânea alcançou o pico de 2.211 MW, montante suficiente para atender a 20% da demanda do subsistema naquele exato momento.

A energia eólica hoje representa 10,9% da matriz elétrica brasileira, segundo o ONS. A expectativa é que chegue ao fim de 2025 atingindo 13,6%. Já a energia solar representa 2% da matriz, com expectativa de atingir 2,9% até o fim do ano.

Veja abaixo a tabela completa com todos os recordes de geração renovável no mês de julho:

tabela

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of