RELATÓRIO APONTA PARA MENORES CUSTOS COM DESCOMISSIONAMENTO NUCLEAR DO REINO UNIDO

141030174814_nuclear_464x261_afpUm novo relatório da Autoridade de Descomissionamento Nuclear do Reino Unido aponta para uma ligeira queda dos gastos com a desativação de unidades nucleares britânicas. A nova estimativa agora indica que serão desembolsados US$ 155 bilhões pelos próximos 120 anos. O relatório do ano passado afirmava que o valor seria de pouco mais de US$ 156 bilhões.

“A desativação de muitas dessas instalações vai continuar durante o século 22. Nesse período, planos e previsões serão afetados por melhorias tecnológicas, mudanças na política do governo, circunstâncias econômicas e questões ambientais”, afirmou o órgão britânico em seu relatório. Hoje, os custos com descomissionamento são de cerca de 3 bilhões de libras anualmente. As 17 centrais nucleares mais antigas do Reino Unido integram o programa de desativação.

O documento indica, contudo, que a próxima geração de centrais nucleares construída pelo setor privado terá os planos de descomissionamento e as previsões de custos definidas desde o início. “A última geração de reatores será muito mais eficiente do que os primeiros desenhos. Eles produzem muito menos resíduos e serão mais baratos para desmontar”, informou o relatório.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of