RELATÓRIO ENTREGUE AO GOVERNO DO CANADA DIZ QUE GASODUTO TRANS MOUNTAIN PODE NÃO SER VIÁVEL

aqaqaaqaO futuro do projeto de expansão do gasoduto Trans Mountain, no Canadá,  está mais uma vez sendo questionado.  Desta vez por um novo relatório que argumenta que a combinação de gasodutos concorrentes, mudanças na demanda de energia e mudanças nos preços internacionais, podem causar estragos no coração do projeto.O Canadian Centre for Policy Alternatives, um centro de estudos de esquerda, faz uma avaliação alertando que o governo federal pode precisar repensar seu compromisso de expandir o gasoduto. O relatório, intitulado Reavaliação da necessidade do Projeto de Expansão do Oleoduto Trans Mountain, diz que a pandemia COVID-19 causou uma queda de curto prazo na demanda de petróleo, levando a Agência Internacional de Energia a revisar sua  perspectiva.

Com a conclusão da Linha 3 da Enbridge e a expansão anunciada da linha principal existente da empresa, o Canadá pode ficar com uma capacidade excessiva de dutos, disse Dave Hughes, o autor do relatório: “O gasoduto existente (Trans Mountain) não é um desperdício. Mas estamos falando sobre triplicar a capacidade de ganhar muito dinheiro. E você realmente tem que olhar para os fatos.” Depois de adquirir o Oleoduto Trans Mountain e fazer planos para sua expansão, o governo divulgou seus benefícios aos contribuintes. Dados do governo federal indicam   que mais de 2.000 aqaaqtrabalhadores foram contratados e o projeto deve empregar 5.500 pessoas durante o pico da construção. Antes de sua conclusão e nos próximos 20 anos, o gasoduto deve gerar US$ 46 bilhões para o governo e US$ 73 bilhões para produtores.

Um dos principais argumentos para a expansão da Trans Mountain sempre foi a necessidade de obter mais petróleo ocidental para que pudesse encontrar novos mercados fora dos Estados Unidos. Antes da pandemia, o governo de Alberta disse que  sem a expansão do  Trans Mountain,   o Canadá continuará a vender seu petróleo no exterior com um grande desconto, custando à economia canadense US$ 16 bilhões por ano. O governo federal diz que pelo menos 500.000 barris por dia estarão disponíveis para exportação para os mercados globais assim que a expansão for concluída. Mas o novo relatório lança dúvidas sobre esse argumento. “As produtoras canadenses podem estar em pior situação porque xsxxxos mercados asiáticos estão pagando menos pelo petróleo pesado / azedo, que é comparável ao petróleo canadense ocidental. Dependendo das condições do mercado e dos custos de transporte mais altos, observa o relatório, os produtores podem perder US$ 4 a US $ 6 por barril,” diz o relatório.

O oleoduto Trans Mountain tem  1.150 quilômetros de extensão e triplicará sua capacidade para cerca de 890.000 barris por dia e aumentará o tráfego ao largo da costa da British Columbia  de aproximadamente cinco petroleiros para 34 petroleiros por mês.  Em fevereiro, a Trans Mountain estimou o custo da expansão em US$ 12,6 bilhões, com previsão de início do serviço no final de 2022. Isso se soma aos US$ 4 bilhões que o governo gastou para comprá-lo da Kinder Morgan.

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