RELATÓRIOS CLASSIFICAM USINAS DE ANGRA COMO SEGURAS

As usinas nucleares Angra 1 e 2 são seguras contra eventos externos. A afirmação está em relatórios produzidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e pelo Foro Ibero-Americano de Organismos Reguladores, Radiológicos e Nucleares. De acordo com os documentos, não foi identificado qualquer aspecto que represente risco à segurança das instalações. Os estudos ainda aprovam as medidas adotadas pela Eletronuclear para proteger ou aumentar as margens de segurança disponíveis.

Contudo, mesmo que os relatórios considerem a exclusão da ocorrência de tsunamis e da baixa sismicidade da região, existe uma recomendação nos documentos para a realização de um novo estudo da altura de ondas, uma reavaliação do mole de proteção e uma atualização da base de dados geológicos e sísmicos, atividades que já constam do Plano de Resposta à Fukushima, desenvolvido pela Eletronuclear .

Em relação ao Plano de Emergência Local, apesar da empresa cumprir todos os requisitos nacionais e internacionais do setor, os documentos da CNEN e do Foro apontam melhorias a serem realizadas. Uma delas é a construção de atracadouros para evacuação por via marítima, em caso de acidente. Outra recomendação proposta é a realização de estudos relativos às ameaças de deslizamento de encostas, inundações por chuvas torrenciais e movimentos de mar.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of