RETOMADA A CHAMADA PÚBLICA DO GASBOL E EDITAL SERÁ PUBLICADO AMANHÃ

gasbol-gas-gasoduto-divulgacao-tbgA Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou a retomada da chamada pública para alocação de capacidade do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). O edital com as informações do processo será divulgado amanhã (10) no site da agência. A expectativa é que o resultado final seja anunciado no dia 13 de agosto, com início da prestação de serviço em 1º de setembro.

Para lembrar, o órgão regulador havia suspendido a chamada no final de março por conta da situação de pandemia que começava a reverberar mais fortemente no país naquela altura. Haveria dificuldade de agentes econômicos em participar de etapas do processo.

Contudo, a ANP avalia agora que com os planos de retomada gradual de atividades econômicas não essenciais em alguns estados, o momento se torna oportuno para reiniciar a chamada. O cronograma completo está disponível na página da agência.

Nesta chamada pública, está sendo oferecida a contratação de 10,08 milhões de metros cúbicos por dia no ponto de entrada de Mutum e a totalidade da capacidade de cada uma das zonas de saída.

A oferta desse volume decorre da assinatura de um aditivo ao contrato de suprimento de gás natural, celebrado entre a Petrobrás e a Yacimientos Petroliferos Fiscales (YPFB) no dia 6 de março desse ano. Nele, ficou acertado que a empresa boliviana iria reduzir de 30,08 milhões de m3/dia para 20 milhões de m3/dia o seu fornecimento para a estatal brasileira. Isso possibilitaria a comercialização direta de gás pela YPFB a outros agentes de mercado no Brasil.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of