RIO DE JANEIRO RECEBE SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR

Altino VenturaComeça nesta quarta (14), às 9h, no Centro Empresarial Rio, no Rio de Janeiro, o 5º Seminário Internacional de Energia Nuclear. O evento reúne representantes brasileiros e estrangeiros do setor para debater novas tecnologias, soluções e experiências voltadas à construção e operação de usinas nucleares, bem como os aspectos ligados à segurança e aos diversos usos da radiação para fins pacíficos.

Um dos assuntos do painel de abertura será a entrada do capital privado na geração de energia nuclear no Brasil. A discussão contará com a participação da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (Abdan), que já levou um Projeto de Emenda à Constituição (PEC) ao governo com este objetivo e do Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura (foto).

Segundo o presidente da Abdan, Antonio Müller, a entrada do capital privado no setor nuclear implicará em um aumento nos investimentos e nos projetos de energia do país e na redução significativa de prazos. As sucessivas barreiras impostas ao licenciamento de novas hidrelétricas têm gerado a necessidade de se aumentar a oferta de energia térmica, para garantir energia firme no portfólio nacional. Müller destacou que, ao contrário da energia nuclear, as plantas alimentadas a carvão são modelos que põem em risco as metas de redução de emissão de carbono.

Com relação a novas tecnologias, as principais empresas internacionais do setor nuclear, como Areva, Mitsubishi, Westinghouse e Rosatom já confirmaram participação no evento e vão compartilhar sua experiência com os técnicos e representantes do governo brasileiro. O seminário continua até quinta, no Centro Empresarial Rio (Ed. Argentina), em Botafogo – RJ.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of