RODADA DE LICITAÇÕES DE GÁS PODERÁ TER OFERTA DE 240 BLOCOS

Em Reunião do Conselho Nacional de Política Energética, a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, e o secretário da área no Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Almeida (foto) informaram que a 12ª Rodada de licitações de blocos exploratórios de gás convencional e não convencional, marcada para novembro, poderá ter uma oferta de 240 blocos em uma área total de 168.348 km². Eles também apresentaram as providências para a 1ª rodada de licitação de áreas do pré-sal sob o regime de partilha, que deverá ocorrer em outubro, e os resultados da 11ª Rodada de licitação de blocos exploratórios de petróleo, feita no mês passado.

Na reunião, o Secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis, Marco Antônio Martins Almeida, apresentou as medidas de apoio adotadas pelo Governo brasileiro ao setor de biocombustíveis, como o aumento do percentual de mistura na gasolina, o crédito presumido de PIS/Cofins ao produtor de etanol e a redução dos juros da linha de financiamento do BNDES para a renovação e implantação de novos canaviais (Prorenova). Em relação ao biodiesel, o secretário deu destaque à produção de 2,8 milhões de m³ em 2012, anormalidade do abastecimento e a capacidade instalada de produção, suficiente para atender à demanda até 2022.

Também foram apresentadas, durante o encontro, as condições de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN) para o período entre 2013 e 2017. O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, relatou que, em função do regime de chuvas, o perfil da matriz de energia elétrica deverá mudar em face da necessidade de geração térmica.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of