ROSATOM AVALIA CONTRATAR NUCLEP PARA FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS A PROJETOS NA AMÉRICA LATINA

Ivan Dybov Novas parcerias com foco em novos investimentos. Após assinarem um memorando para cooperação em projetos nucleares há cerca de dois meses, a estatal russa Rosatom e a Nuclep estão mais próximas de firmar acordo para atuação em mercados da América Latina. A companhia brasileira, que já participou de reunião operacional com a gigante russa, poderá ser contratada para o fornecimento de equipamentos e serviços a empreendimentos no continente, entre os quais estão a construção de uma usina na Argentina e de um centro tecnológico na Bolívia.

De acordo com o vice-presidente da Rosatom para a América Latina, Ivan Dybov (foto), a empresa avalia aproveitar a capacidade logística da estatal brasileira para atender a sua carteira de projetos. A instalação da sexta usina argentina vem sendo negociada com o governo do país vizinho e pode resultar em investimentos para os próximos anos.

A companhia russa aguarda nova definição do programa nuclear brasileiro para investir na indústria nacional. Segundo Dybov, no entanto, a empresa avalia hoje participar de projetos relativos ao ciclo produtivo do combustível nuclear e de uma futura licitação para a construção de um depósito temporário para estocar dejetos do complexo de Angra dos Reis.

As empresas caminham para um acordo desde a VII Reunião da Comissão Russo-Brasileira de Alto Nível de Cooperação, realizada em setembro deste ano, quando assinaram um memorando de entendimento para atuação em projetos de uso pacífico de energia nuclear. O acordo foi assinado pelo presidente da Nuclep, Jaime Cardoso, e pelo Primeiro Vice-presidente de Desenvolvimento Empresarial e Internacional de Negócios da Rosatom, Kirill Komarov.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of