ROSATOM COSTURA ACORDO DE US$ 100 BILHÕES PARA CONSTRUIR 16 USINAS NUCLEARES NA ARÁBIA SAUDITA

Yuri UshakovA Arábia Saudita é conhecida pelas cifras estratosféricas e pelo reinado multibilionário baseado no petróleo, mas ainda consegue surpreender com a megalomania de seus projetos. O reino árabe está negociando um acordo de US$ 100 bilhões com a estatal russa Rosatom, para a construção de 16 usinas nucleares até 2030.

Os dois países vêm se revezando no posto de maior produtor de petróleo do mundo e atualmente disputam o posto de líder nas exportações do produto para a China, mas a competição no setor energético parece não ter afetado as relações.

O anúncio do acordo, que ainda não foi oficializado, foi feito por Yuri Ushakov (foto), assessor do presidente russo Vladimir Putin e membro do conselho de administração da Rosatom, durante o G-20, na China.

A negociação é fruto dos desdobramentos de um acordo de cooperação nuclear assinado em junho de 2015 entre a estatal russa e a Arábia Saudita, e começa a render frutos – e que frutos – agora, com a previsão de entrada em operação do primeiro reator para 2022.

A Rosatom vem avançando aceleradamente no processo de expansão internacional, já com 36 usinas nucleares em construção simultânea ao redor do mundo atualmente, e prevê que 50% de seu faturamento em 2017 seja proveniente de encomendas externas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of