ROSATOM FIRMA ACORDO PARA EXPANSÃO DE USINA NUCLEAR NA HUNGRIA

A estatal russa de energia nuclear, Rosatom, vai construir dois grandes reatores nucleares moderados à água (VVER) dentro da planta da central nuclear de Paks, na Hungria. A iniciativa é fruto de um acordo entre os dois países, assinado em presença do presidente russo, Vladimir Putin, e do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.

Segundo a Rosatom, foram assinados termos e condições básicas para construção das unidades das usinas de energia nuclear, para fornecimento de combustível e prestação de serviços.

De acordo com os documentos, as partes estarão prontas este ano, visando a elaboração dos contratos necessários para que o projeto de expansão da usina passe à fase de implementação ativa da central nuclear. Além disso, empresas russas prestarão serviços relacionados a atividade destas unidades de energia.

Hoje, a usina de Paks, projetada durante a União Soviética, opera quatro reatores VVER- 440, encomendados entre 1982 e 1987. Já a estatal engloba mais de 250 empresas e instituições científicas, incluindo todas as empresas civis nucleares da Rússia, as instalações do complexo de armas nucleares e a única frota de propulsão nuclear do mundo (navios quebra-gelo e submarinos).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of