ROSNEFT FORMA NOVA JOINT-VENTURE COM KEPPEL E MHWIRTH PARA DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DE PERFURAÇÃO

igor sechinA união de forças ganha cada vez mais espaço na indústria de petróleo. Com foco no desenvolvimento de tecnologias de perfuração, a Rosneft assinou nesta semana um tratado de entendimento com a Keppel Offshore & Marine e com a norueguesa MHWirth para a formação de uma nova joint-venture voltada ao setor offshore, com base em Cingapura. O investimento terá como foco desenvolver o design e a engenharia de unidades móveis de perfuração offshore (MODUs) em águas rasas, que deverão então ser fornecidas a campos da petroleira russa e de outros clientes internacionais.

A joint-venture prevê a criação de um novo centro de engenharia na Rússia, onde serão conduzidas as principais atividades do grupo. Inicialmente, a unidade será direcionada a projetos da Rosneft com objetivo de renovar as tecnologias de produção da empresa, que detém 45% de participação no novo grupo; a Keppel também detém uma fatia de 45%, enquanto os outros 10% ficam com a MHWirth.

Anunciada nesta quinta-feira (19), a parceria surge como resultado da visita à Rússia do primeiro ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong, que realizou encontros bilaterais com executivos e representantes do governo russo.

Assim como vem sendo feito por outras grandes empresas, a Rosneft e a Keppel se unem agora como forma de viabilizar investimentos que vem sendo retidos em meio às dificuldades da crise internacional. Ao passo que a petroleira liderada por Igor Sechin (foto) enfrenta hoje uma sanção da União Europeia e dos Estados Unidos ao segmento russo de óleo e gás, a companhia de Cingapura busca retomar projetos para reduzir as perdas financeiras. No quarto trimestre de 2015, ela registrou uma queda de US$ 525 milhões para US$ 293 milhões nos lucros totais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of