ROTERDÃ LANÇA PROJETO DE PORTO VERDE EXPLORANDO NOVOS COMBUSTÍVEIS, DIGITALIZAÇÃO E AUTOMAÇÃO

AZZZAZUma aliança internacional de 45 empresas, institutos de pesquisa e autoridades portuárias, liderada pela Autoridade do Porto de Roterdã, recebeu financiamento da União Europeia para um novo projeto com foco no meio ambiente nas operações portuárias. O consórcio usará essa doação para executar 10 projetos-piloto e projetos de demonstração com foco na logística sustentável e inteligente nas operações portuárias. A Comissão Europeia está fornecendo quase US$ 30 milhões em bolsas de pesquisa para os esforços de analisar uma ampla gama de iniciativas dentro do projeto do porto verde. O amplo programa de pesquisa internacional do consórcio concentra-se principalmente nos aspectos do uso de novos combustíveis e transportadores de energia que ainda não foram testados na prática. Isso inclui produção, transporte, armazenamento, distribuição (combustíveis) e carregamento (energia elétrica). O projeto de pesquisa terá duração de cinco anos.

Ferrovia do porto

Ferrovia do porto

Ao anunciar o novo projeto, o Porto de Roterdã disse que vários combustíveis renováveis e transportadores de energia estão sendo desenvolvidos, incluindo hidrogênio verde, grandes baterias elétricas, amônia e Bio-GNL. Cada um deles tem suas vantagens e desafios, com uma opção parecendo mais adequada para embarque, outra para aplicações dentro do porto ou transporte para destinos no interior. Alguns elos da cadeia da produção ao consumo já foram testados, enquanto outros não.  Os exemplos incluem a operação de uma locomotiva elétrica movida a bateria que usa energia de uma linha aérea tanto para força motriz quanto para recarregar sua bateria. O conceito é que isso permitiria à locomotiva trabalhar em áreas que não possuem uma linha aérea, como pátios de empacotamento. Outros exemplos qaqaqaincluem o abastecimento de amônia como combustível de transporte ou energia elétrica da costa para navios atracados no mar a uma boia de amarração.

Os parceiros também irão projetar e implementar várias soluções de digitalização e automação no contexto da transição energética. Além disso, eles explorarão a melhor forma de incentivar as empresas a aumentar a sustentabilidade de seus processos logísticos. Um dos resultados do consórcio envolverá o desenvolvimento de um plano diretor que estabeleça como o transporte de, para e a partir dos portos pode se tornar livre de carbono até 2050. Eles também irão explorar o que precisa ser feito antes de 2030 e 2040 para atingir a meta livre de carbono. Os resultados dos vários projetos-piloto e estudos serão partilhados com outros portos europeus, institutos de conhecimento e empresas.

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