ROUBOS E VANDALISMO NA REDE ELÉTRICA DA LIGHT ESTÃO PROVOCANDO PREJUÍZOS PARA A EMPRESA E SEUS CLIENTES

lightA Light está chamando a atenção para um problema que acontece no Rio de Janeiro, que também tem se repetido em outras cidades brasileiras. Episódios de violência e vandalismo contra a rede da companhia vêm provocando sucessivos prejuízos para a população. Esta foi a conclusão de levantamento feito pela empresa ao analisar o impacto direto no fornecimento de energia de ações criminosas e atos ilícitos como transformadores atingidos por tiros, furto de cabos e de tampas de caixas subterrâneas, e até mesmo o roubo de transformadores inteiros, retirados diretamente da rede elétrica. Os casos acontecem em toda a área de concessão da empresa, que abrange 31 municípios do Rio de Janeiro.

Neste ano, a empresa registrou 56 episódios de transformadores atingidos por projéteis (foto principal), que deixaram sem luz cerca de três mil clientes. Nestaslightv1 situações, o tempo de restabelecimento da energia é demorado, pois além de ser um serviço complexo, que demanda a troca do transformador danificado, os técnicos da Light só podem atuar na região quando há condições de segurança.  Do início de 2020 até maio de 2021 mais de cinco quilômetros de cabos foram furtados da rede subterrânea. Foram registrados 870 casos, que deixaram cerca de 10 mil clientes sem energia. Em geral, o material é retirado para a extração do cobre, produto vendido em ferros-velhos. No mesmo período, 120 tampas de caixas subterrâneas também foram roubadas.

light 2Quando os cabos são furtados, clientes ficam sem energia e a Light tem que mobilizar profissionais que poderiam estar atuando em outros atendimentos. No início de agosto, cabos foram furtados em Copacabana, deixando alguns prédios sem energia. A recomposição da rede elétrica foi complexa e demandou cerca de dez horas de trabalho. Para evitar que os clientes ficassem todo esse tempo sem energia, a Light acionou um gerador para suprir o fornecimento durante o serviço de reposição do material. A companhia também registrou o furto de transformadores, que pesam em média 515 quilos e ficam a cerca de 6,5 metros de altura do solo nos postes. Desde o início de 2020, 16 equipamentos foram retirados diretamente da rede de distribuição de energia. Os casos aconteceram em Sepetiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e nos municípios delight 4 Itaguaí, Seropédica e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e Quatis, Barra Mansa e Piraí, no Vale do Paraíba.

A empresa atua em parceria com o poder público e a polícia para coibir a ação de vândalos e identificar os criminosos. A empresa também realiza inspeções diárias e rondas aleatórias em sua rede elétrica e vem aprimorando os sistemas de proteção de suas câmaras subterrâneas, que contam com sensores de presença e alarmes de instrução em locais sensíveis. Além disso, a companhia também instalou trancas nos acessos às redes subterrâneas, a fim de evitar que as pessoas entrem pelas galerias, e substituiu boias de cobre, que controlam a entrada de água na galeria, por outras de fibra de vidro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of