VIBRA ENERGIA E ZEG BIOGÁS FECHAM ACORDO DE OLHO NO MERCADO BRASILEIRO DE BIOMETANO

Marcelo-Bragança_Diretor_Rede_Postos_Siga_Bem_BR_DistribSemana movimentada na Vibra Energia (antiga BR Distribuidora). Depois de criar uma joint venture para comercialização de etanol com a Copersucar, a empresa agora declarou que assinou um acordo de cooperação com a ZEG Biogás, de olho no mercado brasileiro de biometano. O objetivo da nova parceria é fomentar o crescimento desse setor no país.

Segundo projeções da Vibra e da ZEG, o Brasil tem potencial viável anual de produção de 10 bilhões de m³ de biometano, o que corresponde a um terço da demanda atual por gás natural no país. Uma fatia de 30% desse potencial volume estimado pelas companhias seria oriundo da vinhaça da cana-de-açúcar.

A substituição de combustíveis fósseis pela exploração de todo potencial de vinhaça poderia evitar as emissões de até 10 milhões de toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) por ano – o equivalente a 70 milhões de árvores plantadas. O biometano é um combustível totalmente renovável e que pode substituir diversos combustíveis fósseis como o gás natural, diesel e GLP”, disse a Vibra, em comunicado.

A distribuidora, que está passando por transformações em seus negócios por conta da transição energética, declarou também que traçará junto com a ZEG os planos de trabalho detalhados junto a cada fornecedor de etanol que se interesse pela solução do biometano. O suporte começará nas definições de capacidade de produção e identificação de potencial de consumo interno e na região, passando por projetos de engenharia para implantação e elaboração de estudo de viabilidade econômico-financeira do projeto.

Com esta parceria, a Vibra e a ZEG aliam a expertise da ZEG na produção de biometano com a capacidade da Vibra de acessar os principais produtores de açúcar e etanol do Brasil”, disse o diretor executivo de operações, logística e sourcing da Vibra, Marcelo Bragança. “A parceria com a ZEG foi certeira. Eles possuem uma tecnologia própria que conta com a melhor solução em biodigestor para vinhaça do mundo, além de ser altamente eficiente em custos”, completou.

Para lembrar, a Vibra Energia e a Copersucar também  anunciam ontem (30) a criação de uma comercializadora de etanol por meio de uma joint venture (JV). O foco desta nova empresa será a comercialização de etanol anidro e hidratado. O objetivo é criar uma plataforma integrada de comercialização de Etanol, aberta a todos os produtores, distribuidores e brokers que queiram realizar negócios com a JV, para tornar as operações neste segmento ainda mais produtivas. Através da expertise dos sócios e das sinergias geradas, a comercializadora de etanol irá agregar valor para toda cadeia do etanol, aumentando a eficiência e beneficiando todo o mercado. A escala gerada pela nova comercializadora de etanol vai permitir melhor otimização logística, com o monitoramento constante e uma visão ampla de todos os processos da cadeia em tempo real.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of