RÚSSIA PLANEJA VENDER ATIVOS DA BASHNEFT AINDA NO PRIMEIRO SEMESTRE DESTE ANO

bashneftA indústria russa está aberta a novos investidores e o momento é de novos negócios. Em meio a um plano crescente de desinvestimentos, o governo da Rússia avança hoje no processo de venda da Bashneft, sexta maior companhia de petróleo do país que vem sendo preparada para uma oferta de até 51% de suas ações no mercado. A expectativa é de que a venda seja feita ainda no primeiro semestre deste ano.

O desinvestimento integra um plano crescente de privatizações na Rússia, que busca agora novos recursos para sobreviver à crise global da indústria de petróleo. Com objetivo de atrair aportes de investidores privados, o governo de Vladimir Putin caminha na direção contrária a que foi seguida nos últimos anos: a Bashneft, antes controlada pelo empresário Vladimir Yevtushenkov, foi nacionalizada pelo governo com 50% de participação, junto a outras grandes empresas, em 2014.

As especulações quanto à venda tiveram início no último mês de maio, após o governo russo retirar a Bashneft de uma lista que apontava empresas estratégicas para desenvolvimento ao longo dos próximos anos. A possibilidade de venda até julho deste ano foi confirmada na época pelo ministro da Economia russo, Alexei Ulyukayev. Segundo ele, as análises de mercado seriam concluídas ainda em junho. “No atual momento estamos tecnicamente capazes de fazer [a privatização] na primeira metade de 2016.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of