SAUDI ARAMCO E SABIC ESTUDAM CONSTRUIR REFINARIA COM TECNOLOGIA INOVADORA NA ARÁBIA SAUDITA

Amin H. Al-NasserAs movimentações de aproximação entre empresas do setor de petróleo têm se intensificado com o cenário de crise colocado. Na última quinta-feira (7), uma negociação entre a Saudi Arabian Oil Co (Saudi Aramco) e a Saudi Basic Industries Corp (Sabic) veio a público, com a possibilidade que as duas gigantes se unam para a construção de uma refinaria especializada em produtos químicos a partir de petróleo.

A união seria de gigantes, já que a Saudi Aramco é a maior exportadora mundial de petróleo cru e a Sabic está na segunda colocação em produção de petroquímicos. A planta conjunta seria em Yanbu, na costa do Mar Vermelho, na Arábia Saudita.

Ambas as companhias já se dedicam em projetos separados a produção de químicos diretamente derivados de petróleo, sem a necessidade de separação em refinarias. Um projeto da Saudi Aramco nesse sentido, inclusive, já foi postergado, mas a chegada de um novo parceiro para o projeto reanimou os executivos da companhia.

Em uma conferência no último dia 30 de março, o CEO da Saudi Aramco, Amin Nasser (foto), confirmou que a petroleira está se dedicando ao desenvolvimento de tecnologia para produzir químicos diretamente de petróleo.  Em 2013, o ministro do Petróleo da Arábia Saudita, Ali Al Naimi, afirmou que a Sabic estava estudando a construção de refinaria petróleo-químicos em Yanbu. Os interesses de ambas as estatais parecem ter se encontrado neste ano, com apoio do governo local.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of