SETOR DE BIOMASSA ESPERA MELHORES CONDIÇÕES ESTE ANO

Melhores condições e regras claras para o setor. É o que deseja, neste novo ano, o gerente em bioeletricidade da União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica), Zilmar José de Souza. Segundo ele, comparado a um ano inteiro de estagnação, 2013 foi positivo. No ano passado, 14 novos projetos foram viabilizados nos leilões de energia. Além disso, avanços tecnológicos permitiram maior eficiência na produção.

De acordo com Zilmar, os novos projetos significarão R$1,4 bilhão em investimentos, em usinas que somam mais 808,7 MW, distribuídos por Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Piauí. Desses, 11 são a bagaço de cana e três a cavaco de madeira.

No entanto, para Zilmar, os tetos de preço dos leilões de 2014 precisam ser melhores que os do último A-5, realizado em dezembro (R$144,00 por MWh). O setor conta hoje com 200 usinas a biomassa que, após uma reforma, poderão se tornar exportadoras para o sistema elétrico. . Em novembro, a biomassa respondeu por 11.250 MW em potência instalada, por meio de 474 usinas em operação.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of