SIEMENS ENERGY E A MUBADALA INVESTIMENTS ASSINAM ACORDO PARA DESENVOLVER O HIDROGÊNIO VERDE NOS EMIRADOS ÁRABES

wswswswA Siemens Energy está avançando no desenvolvimento de um ecossistema de hidrogênio verde também nos Emirados Árabes Unidos. Ao longo da Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi, dois Memorandos de Entendimento foram assinados com a Mubadala Investment Company, bem como com a Masdar e outros parceiros, para impulsionar conjuntamente o setor de hidrogênio verde nos Emirados Árabes Unidos e a produção de combustíveis sintéticos. O foco inicial da atividade será em Abu Dhabi e, com o tempo, o plano é que isso seja estendido a outros mercados internacionais.

Musabbeh Al Kaabi (foto principal), CEO da UAE Investments na Mubadala Investment Company, disse que “A Mubadala está fortemente comprometida com o AQAQQAAQdesenvolvimento da economia de hidrogênio dos Emirados Árabes Unidos e temos o prazer de ampliar nosso relacionamento com a Siemens Energy neste importante setor emergente de energia. Por meio desta parceria estratégica, esperamos ser capazes de alavancar as bases sólidas de Abu Dhabi para a produção e venda de hidrogênio verde, provar um forte business case, atrair investimentos para o desenvolvimento de novas instalações e estabelecer Abu Dhabi como um fornecedor confiável de hidrogênio verde para mercados emergentes globais.”

wsswswswswwswswswwsNa parceria, as empresas trabalharão em estreita colaboração com as seguintes metas:

  • Utilizar energia renovável para produzir hidrogênio verde e derivados, incluindo combustíveis sintéticos, para fornecer energia limpa e transportável e abastecer novos ecossistemas baseados em hidrogênio, fornecidos a partir dos Emirados Árabes Unidos;
  • Estabelecer Abu Dhabi como player de classe mundial em hidrogênio verde e combustíveis sintéticos;
  • Avançar a tecnologia conjuntamente e reduzir os custos de produção do hidrogênio verde e dos combustíveis sintéticos;
  • Capacitar a Siemens Energy e a Mubadala para acessar mercados emergentes de hidrogênio e criar valor para as duas empresas.

A primeira iniciativa desse acordo e da Abu Dhabi Hydrogen Alliance contemplará uma planta de demonstração localizada na cidade de Masdar, a ser

MASDAR

MASDAR

desenvolvida de acordo com um contrato específico entre a Siemens Energy e a Masdar. Aliada a Masdar, uma das principais empresas de energia renovável, a Siemens Energy anunciou que está se juntando com o Departamento de Energia de Abu Dhabi,  a Etihad Airways, Lufthansa da Alemanha, Marubeni Corporation e Khalifa University,  em um projeto ambicioso que ajudará a preparar o caminho para o desenvolvimento da economia de hidrogênio verde dos Emirados Árabes Unidos. As organizações assinaram um Memorando de Entendimento com a intenção de estabelecer uma instalação de eletrolisador movido a energia fotovoltaica (PV), para demonstrar a tecnologia inovadora de produção de hidrogênio verde e apresentar casos de uso do combustível sustentável. A primeira fase do programa de demonstração se concentrará na produção de hidrogênio verde para carros de passeio e ônibus na cidade de Masdar.

arminArmin Schnettler (foto à esquerda), vice-presidente executivo da área de New Energy Business da Siemens Energy, afirmou que  “Esses acordos significativos destacam a importância da colaboração com um grupo forte e diversificado de parceiros em todos os setores industriais, para impulsionar e concretizar o potencial do hidrogênio verde na descarbonização. A liderança visionária dos Emirados Árabes Unidos está criando sólidos alicerces para uma economia verde de hidrogênio bem-sucedida e é a base para um novo ecossistema.”

Em paralelo, uma planta de síntese de querosene será construída para converter a maior parte do hidrogênio verde em combustível de aviação sustentável. Na segunda fase do programa, será explorada a produção de combustíveis descarbonizados para o setor marítimo. Por meio do programa, as organizações envolvidas podem ajudar a reduzir significativamente a pegada de carbono dos dededededeeEmirados Árabes Unidos, criar demanda doméstica para combustíveis sustentáveis e estabelecer um conhecimento local e uma base industrial para produção.

Para Mohamed Jameel Al Ramahi (foto à direita), CEO da Masdar, “O hidrogênio verde tem potencial de se tornar o combustível básico para uma futura economia limpa e será um divisor de águas para as estratégias de descarbonização, pois buscamos atingir as metas climáticas e fornecer um futuro mais sustentável para todos A Masdar vem explorando a produção e geração de hidrogênio há mais de uma década e hoje acreditamos que é o momento certo para acelerar os investimentos nessa tecnologia.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of