SIEMENS PASSA A OPERAR UM HUB DE INOVAÇÕES E DIGITALIZAÇÃO EM BELO HORIZONTE PARA ATENDER ÀS GRANDES MINERADORAS

valeA Siemens está operando um hub de inovação em Belo Horizonte, Minas Gerais, com o propósito de entregar soluções para os clientes do setor de mineração que se encontram naquela região do país. O espaço físico foi inaugurado em meados de abril, dando continuidade ao trabalho remoto que a equipe já vem desempenhando há um ano e meio. O Minerals Digital Hub é uma iniciativa que partiu da sede global da companhia na Alemanha e a capital mineira foi escolhida por abrigar grandes empresas do setor, como Vale, Anglo American, Samarco, CSN, entre outras. O foco das entregas é a indústria 4.0, com ênfase na digitalização de gestão de processos da cadeia produtiva, tecnologia operacional e projetos de desenvolvimento de P&D (pesquisa e desenvolvimento) com o objetivo de aprofundar os conhecimentos na área.

Inaugurando um espaço físico em Belo Horizonte

Inaugurando um espaço físico em Belo Horizonte

Com as soluções que a Siemens está implementando, é possível observar todo o processo produtivo da extração de minerais, que vai desde o desmonte da frente de lavra, beneficiamento do material nas usinas, até a expedição na ferrovia, como revela João Camilo Lelis Costa, Líder de Operações do Minerals Digital Hub: “O software permite o acompanhamento em tempo real de todas as operações, facilitando a tomada ágil de decisões para corrigir desvios na cadeia de valor e minimizando impactos financeiros e ambientais para o cliente”. Cerca de 75% da produção de minério de ferro produzido no Brasil e 100% da produção de uma das maiores mineradoras do país passa pelos sistemas implementados pela Siemens.

A solução faz parte de uma plataforma tecnológica única de gestão da cadeia de valor do negócio de mineração, e engloba todo o processo de produção, desde a mina e o beneficiamento até a expedição do produto. Outras soluções estão em vale 1andamento para atender clientes da Siemens que estão na Sérvia, África do Sul e Peru.

Em um comunicado, a Siemens diz que desde a concepção das soluções para os clientes, o time do Minerals Digital Hub cuida da implementação da nova cultura tecnológica que o cliente deve absorver, acompanhando a evolução das mudanças e fornecendo o suporte necessário, como consultoria, treinamentos, mapeamento de usuários, processos e atividades de engajamento. “A equipe está alocada em diferentes localidades do Brasil, permitindo a maior diversidade da equipe e potencializando a inovação”, concluiu a companhia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of