SITUAÇÃO POLÍTICA NA ÁFRICA DO SUL PODE SE AGRAVAR COM RISCO DE DESABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL

africaAs manifestações que deixaram a África do Sul em clima de guerra civil estão levantando questões sobre a segurança do abastecimento de combustível no país. A situação de grande tensão tem uma tendência de agravar-se com o fechamento da maior refinaria do país, afetando a distribuição. Sem combustível para cultivar ou para trazer alimentos das fazendas para as cidades, o desabastecimento de alimentos vai piorar, criando ainda mais tensão nas cidades. As empresas petrolíferas e os governos costumam estar cientes do papel estratégico dos combustíveis líquidos e têm medidas especiais para proteger o abastecimento e a logística. Muitas das medidas da África do Sul ainda são uma espécie de ressacas ainda da era do apartheid que diminuíram com o tempo. Avaliações de risco periódicas foram feitas, mas muitos presumiram uma sociedade calma. Agora, a situação é outra.

A África do Sul sempre foi dependente de combustível importado. Sua capacidade de combustível sintético (a partir do carvão) – desenvolvida durante a era do apartheidrefi para superar as sanções contra o petróleo impostas pelas Nações Unidas – responde pelo saldo. Mas o risco para as importações parece baixo, porque há petróleo e produtos refinados sobrando no  mundo.  Isso deixa os riscos de segurança da linha de frente para o fornecimento de combustível na África do Sul. O temor de que o país ficasse sem combustível surgiu na semana passada, após um surto de saques e destruição de infraestrutura. A maior parte da destruição se concentrou no centro econômico do país, Gauteng e Kwa-Zulu Natal, na costa leste, e abriga um dos maiores portos da África.

Pelos padrões de violência da semana passada, parece que as ameaças ao abastecimento de combustível são terrestres. Eles vêm dos seguintes tipos de grupos politicamente motivados que procuram minar o projeto democrático.  Cresceu o crime organizado (máfias). A indústria de construção sul-africana tem sido assediada por máfias locais de extorsão armadas com armas automáticas que exigem dinheiro de “proteção”. Pequenos ladrões saqueadores ocasionais e policiamento fraco ou cúmplice. O enfraquecimento institucional da lei e da ordem que ocorreu durante o período de “captura do estado” associado ao mandato do presidente Jacob Zuma pode ter sido um fator contribuinte.

aaaA maior parte do combustível da África do Sul é entregue por navio. Ao contrário de países como Somália e Nigéria, as máfias domésticas da África do Sul ainda não se expandiram para a pirataria. O petróleo bruto é entregue por navios de grande porte que atracam ao largo de Durban, que é visível da costa. Até agora, no entanto, este ataque temido, foi realizado. Além disso, o petróleo bruto não tem valor local imediato, uma vez que ainda precisa de refino. A ameaça imediata para uma refinaria é uma força de trabalho que não consegue ir e voltar ao trabalho. A próxima ameaça é representada pela capacidade. As refinarias produzem grandes volumes. Se a rede de distribuição  estiver obstruída, pode trazer consequências e decisões extremas da Shell e da BP em fechar suas refinarias em Durban até a normalização da situação.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of